Portal O Debate
Grupo WhatsApp


“Caminhos diferentes para obter a saúde”

“Caminhos diferentes para obter a saúde”

30/07/2015 Steve Salt

O que você vê quando se olha no espelho? Orelhas esquisitas? Uma porção de rugas? Características físicas?

Ou talvez a sua atenção se volte para algo menos evidente e mais relevante: o brilho dos seus olhos, a expressão do seu rosto, ou seja, qualidades especiais.

Faço essas perguntas porque a maneira como você se vê influencia a sua saúde.

Filósofos, líderes religiosos, poetas, doutores e pensadores vêm debatendo a natureza do homem há muito tempo. Mais do que um exercício intelectual, a avaliação cuidadosa da identidade das pessoas ampliou os limites dos cuidados com a saúde e da medicina. Um bom exemplo são os avanços da medicina integrativa, que leva em conta as múltiplas facetas de um paciente, incluindo sua dimensão biológica, psicológica, social e espiritual.

O que somos exatamente: seres físicos, espirituais ou algum tipo de mistura dos dois? Gosto de pensar que o ser físico é o ego analógico, a máquina corpórea que está se modificando continuamente, que responde regularmente aos estímulos internos e externos por meio dos nervos, da sensação de dor e de outros processos bio-mecânicos.

Uma variação contemporânea dessa versão analógica de individualidade consiste no ego digital ou quantificado. Estão surgindo tecnologias portáteis que podem ser usadas ou vestidas, que vão de braceletes a peças de vestuário,e que conseguem monitorar cada parte do corpo, por mais escondida que esteja.

Sem dúvida, o ego quantificado consiste simplesmente na conversão aritmética da atividade do corpo, na medição de coisas nas quais normalmente não prestamos muita atenção.Espera-se que a mineração de dados, a busca por padrões e por significado nos números obtidos, produza algumas informações práticas.Porém, a obsessão por esses números pode, na verdade, fazer-nos desviar do nosso objetivo de ter uma vida saudável e gerar uma grande quantidade de estresse não saudável.

“... nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso”, diz Jesus em seu Sermão do Monte.Seu exame profundo do eu espiritual e sua abordagem divina do viver e do pensar resultaram em um legado impressionante de curas. Muitas das curas que ele realizou exigiam que a pessoa reexaminasse seus pensamentos e suas ações, obtivesse a correção com respeito a algum preceito moral violado ou enfrentasse o medo. Era uma verdadeira autoanálise para eles.

Podemos fazer o mesmo hoje. “Para curar um problema corpóreo é preciso levar em conta toda lei moral que tenha sido violada, e o erro deve ser repreendido”, revela Mary Baker Eddy, fundadora da Ciência Cristã.“O único caminho a seguir é firmar-se em posição antagônica a tudo o que se opõe à saúde, à santidade e à harmonia do homem, a imagem de Deus”.

Enquanto os cuidados com a saúde continuam a ser associados, cada vez mais, à tecnologia, aos dados e à quantificação interminável de informações, o fato de permanecermos conectados ao nosso eu verdadeiro, pleno de qualidades nobres, e de refletirmos sobre nossa identidade interior pode resultar em benefícios para a saúde. Afinal, nem todos os números do mundo conseguiriam contar a história plena de saúde da pessoa que você é!

* Mineração de dados ou data mining é o processo de análise de grandes quantidades de dados com o objetivo de descobrir padrões ou tendências que possam representar informações úteis.

* Steve Salt é Professor de Ciência Cristã e Comitê de Publicação para Ohio, EUA.



Woody Allen e Dylan Farrow

A possível síndrome de falsas memórias.


A CPMF e a saída do seu autor

A CPMF foi mal porque, em vez de substituir outros impostos, constituiu-se em mais um.


CPMF: o que foi e como poderá ressurgir na reforma tributária

O Imposto sobre Transações Financeiras (ITF) poderá ser a recriação antiga CPMF.


O Brasil e a agropecuária sustentável

A pecuária brasileira tem se pautado ao longo dos anos pela sustentabilidade em toda cadeia produtiva e pela qualidade e segurança dos alimentos.


“Tô de férias, cadeia é férias pra mim”

É uma vergonha que delinquentes ainda venham desdenhar do sistema carcerário e das autoridades penais.


Locações de curta temporada em aplicativos

Saiba os direitos e deveres da propriedade imobiliária.


O Século das Cidades

“Não somos melhores, nem piores, somos iguais… melhor mesmo é a nossa causa…” (Thiago Mello)


Hollywood e o mundo real

Uma abordagem psiquiátrica do filme Gente como a Gente.


A liderança feminina e seus potenciais

Companhias que possuem, pelo menos, uma mulher em seu time de executivos são mais lucrativas.


A bolsa brasileira é a bola da vez

O ano de 2019 tem sido de recordes para o investidor brasileiro.


Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1º de setembro é comemorado o dia do profissional que promove a saúde e a qualidade de vida da população, o profissional de educação física.


A complexidade do saneamento

O Congresso Nacional tem a grande missão de dar um rumo certo para o saneamento brasileiro.