Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Capacitação profissional

Capacitação profissional

21/08/2018 Márcia Campos

Visão estratégica e novas habilidades para as oportunidades da transformação digital na indústria.

Estamos na era da indústria 4.0, vivendo a transformação digital, fazendo uso intenso de novas tecnologias e acompanhando mudanças cada vez mais rápidas, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal.

Estamos também enfrentando muitos desafios. Um deles é relativo à capacitação profissional na área da automação industrial. Para o uso adequado e eficiente de novas técnicas e ferramentas de trabalho são necessários novos conhecimentos e visão estratégica. Em especial, projetos longos ou complexos exigem muito planejamento.

Nesses casos, o método “aprender fazendo” dificilmente permite antecipar riscos e pontos críticos, sendo difícil – ou impossível – definir as melhores práticas logo no início, quando ainda é possível fazer ajustes e escolhas sem impacto em prazo, custo ou qualidade.

Considerando as pressões por redução de custos e o volume crescente de tarefas inerentes aos dias de hoje, como reduzir esses riscos? É preciso planejar, usar o tempo não para solucionar problemas urgentes, mas para criar estratégias, identificar pontos críticos e agir preventivamente. A definição da equipe está inserida neste contexto.

Ao iniciar um projeto, é importante conhecer as capacidades necessárias e existentes. Porém, é fundamental identificar as deficiências e as melhores formas de supri-las. Dois caminhos comuns escolhidos por gestores de manutenção e automação industrial são os cursos e a contratação de fornecedores especializados.

Para cursos, recomenda-se:

- Escolher um treinamento adequado a cada perfil e objetivo. Para desenvolver um projeto, o assunto deve ser estudado com profundidade. Mas, se o objetivo é supervisionar um trabalho, um curso com foco gerencial será mais adequado;

- Buscar dedicação aos treinamentos. Isolar a equipe ou o profissional durante esse período, evitando desviar sua atenção. Para turmas fechadas, uma solução pode ser agendar cursos em ambientes externos, alugando uma sala em outro local ou usando as instalações do fornecedor;

- Conferir a qualidade do serviço contratado: buscar referências com outras pessoas, verificar se o contratado é um centro de treinamento autorizado pelo fabricante do produto, conferir a autoria e qualidade do material didático, dos equipamentos e instalações e se certificar de que o instrutor é bem preparado;

- Quando se tratar de software, verificar se o produto utilizado está corretamente licenciado. Isso pode evitar vários aborrecimentos.

Na contratação de serviços de terceiros, valem outros cuidados:

- Ter na empresa pessoas com conhecimento dos conceitos envolvidos no projeto, para tomada de decisões assertivas e embasadas. Por exemplo, uma equipe de Tecnologia da Informação (TI), aplicando soluções de segurança em projetos da área de produção, precisa entender as necessidades e restrições que o ambiente de automação industrial impõe. Isso porque, enquanto a TI priorizaria a segurança de dados, mesmo com bloqueio de aplicações, a equipe de automação industrial vai exigir continuidade operacional, que é seu modo seguro de trabalho, para permitir a operação de equipamentos em situações críticas;

- Obter referências da empresa e confirmar a experiência dos profissionais que serão alocados para o projeto;

- Definir em contrato o perfil da equipe de desenvolvimento e as regras para substituição de pessoal quando necessário;

- Solicitar comprovação da capacitação técnica dos profissionais. Cada contratado deve ser treinado e qualificado para utilizar as tecnologias envolvidas no projeto;

- Verificar se o contratado tem as ferramentas necessárias ao projeto. Quando o sistema entrar em operação, o contratado deve ter acesso a ferramentas próprias para suporte e manutenções;

- Buscar estabelecer parcerias de longo prazo. O conhecimento da empresa e do seu método de trabalho pelo contratado facilita o projeto, reduz riscos e traz ganhos para as duas partes;

O investimento em planejamento e capacitação refletirá em economia de tempo, uso eficiente de recursos e maior qualidade do trabalho final, garantindo ganhos significativos para o projeto.

* Márcia Campos é graduada em Ciência da Computação pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – com MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Fonte: Comunicação Vertical



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado