Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Capacitação profissional

Capacitação profissional

21/08/2018 Márcia Campos

Visão estratégica e novas habilidades para as oportunidades da transformação digital na indústria.

Estamos na era da indústria 4.0, vivendo a transformação digital, fazendo uso intenso de novas tecnologias e acompanhando mudanças cada vez mais rápidas, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal.

Estamos também enfrentando muitos desafios. Um deles é relativo à capacitação profissional na área da automação industrial. Para o uso adequado e eficiente de novas técnicas e ferramentas de trabalho são necessários novos conhecimentos e visão estratégica. Em especial, projetos longos ou complexos exigem muito planejamento.

Nesses casos, o método “aprender fazendo” dificilmente permite antecipar riscos e pontos críticos, sendo difícil – ou impossível – definir as melhores práticas logo no início, quando ainda é possível fazer ajustes e escolhas sem impacto em prazo, custo ou qualidade.

Considerando as pressões por redução de custos e o volume crescente de tarefas inerentes aos dias de hoje, como reduzir esses riscos? É preciso planejar, usar o tempo não para solucionar problemas urgentes, mas para criar estratégias, identificar pontos críticos e agir preventivamente. A definição da equipe está inserida neste contexto.

Ao iniciar um projeto, é importante conhecer as capacidades necessárias e existentes. Porém, é fundamental identificar as deficiências e as melhores formas de supri-las. Dois caminhos comuns escolhidos por gestores de manutenção e automação industrial são os cursos e a contratação de fornecedores especializados.

Para cursos, recomenda-se:

- Escolher um treinamento adequado a cada perfil e objetivo. Para desenvolver um projeto, o assunto deve ser estudado com profundidade. Mas, se o objetivo é supervisionar um trabalho, um curso com foco gerencial será mais adequado;

- Buscar dedicação aos treinamentos. Isolar a equipe ou o profissional durante esse período, evitando desviar sua atenção. Para turmas fechadas, uma solução pode ser agendar cursos em ambientes externos, alugando uma sala em outro local ou usando as instalações do fornecedor;

- Conferir a qualidade do serviço contratado: buscar referências com outras pessoas, verificar se o contratado é um centro de treinamento autorizado pelo fabricante do produto, conferir a autoria e qualidade do material didático, dos equipamentos e instalações e se certificar de que o instrutor é bem preparado;

- Quando se tratar de software, verificar se o produto utilizado está corretamente licenciado. Isso pode evitar vários aborrecimentos.

Na contratação de serviços de terceiros, valem outros cuidados:

- Ter na empresa pessoas com conhecimento dos conceitos envolvidos no projeto, para tomada de decisões assertivas e embasadas. Por exemplo, uma equipe de Tecnologia da Informação (TI), aplicando soluções de segurança em projetos da área de produção, precisa entender as necessidades e restrições que o ambiente de automação industrial impõe. Isso porque, enquanto a TI priorizaria a segurança de dados, mesmo com bloqueio de aplicações, a equipe de automação industrial vai exigir continuidade operacional, que é seu modo seguro de trabalho, para permitir a operação de equipamentos em situações críticas;

- Obter referências da empresa e confirmar a experiência dos profissionais que serão alocados para o projeto;

- Definir em contrato o perfil da equipe de desenvolvimento e as regras para substituição de pessoal quando necessário;

- Solicitar comprovação da capacitação técnica dos profissionais. Cada contratado deve ser treinado e qualificado para utilizar as tecnologias envolvidas no projeto;

- Verificar se o contratado tem as ferramentas necessárias ao projeto. Quando o sistema entrar em operação, o contratado deve ter acesso a ferramentas próprias para suporte e manutenções;

- Buscar estabelecer parcerias de longo prazo. O conhecimento da empresa e do seu método de trabalho pelo contratado facilita o projeto, reduz riscos e traz ganhos para as duas partes;

O investimento em planejamento e capacitação refletirá em economia de tempo, uso eficiente de recursos e maior qualidade do trabalho final, garantindo ganhos significativos para o projeto.

* Márcia Campos é graduada em Ciência da Computação pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – com MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Fonte: Comunicação Vertical



O fim da ‘saidinha’, um avanço

O Senado Federal, finalmente, aprovou o projeto que acaba com a ‘saidinha’ (ou ‘saidão’) que vem colocando nas ruas milhares de detentos, em todo o país, durante os cinco principais feriados do ano.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho