Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Captação de recursos e endividamento

Captação de recursos e endividamento

07/02/2010 Marcelo Gonçalves

“Um homem deveria, sempre, comer e beber menos do que seus meios lhe permitem; vestir-se conforme seus meios; e honrar sua esposa e seus filhos mais do que pode.”

O antigo provérbio, simples na forma e profundo em sabedoria, é pouco colocado em prática, seja pelas pessoas ou pelas empresas. Consumir demais, ostentar demais, e deixar de lado as coisas que possuem real importância, são erros que cometemos com frequência, inclusive no mundo dos negócios.

Consumir demais, ostentar demais, e deixar de lado as coisas que possuem real importância, são erros que cometemos com frequência, inclusive no mundo dos negócios.

Não se deve, porém, confundir endividamento com busca de crédito ou com os financiamentos imprescindíveis à aquisição de bens de produção, melhorias de métodos e processos, expansão dos negócios etc. Pois, da mais modesta empresa familiar à grande corporação multinacional, todas as organizações precisam recorrer a essas ferramentas para poderem superar limites. O que importa é a qualidade desse endividamento, em primeiro lugar; e, em segundo, a capacidade da empresa saldar seus compromissos. 

Há gestores que se orgulham em utilizar apenas capital próprio. De fato, ao não se envolverem com empréstimos de bancos ou outras fontes, eles ficam com um balanço de contas saudável. Além disso, é inegável que o endividamento aumenta o risco do negócio.

Por outro lado, não se pode crescer sem investir. O segredo da boa gestão não reside em manter o saldo sempre positivo, mas em utilizar as linhas de crédito disponíveis com discernimento e sabedoria – ou, como no ditado mencionado acima, “dentro das suas possibilidades”.

Se a finalidade para a qual o investimento foi buscado responder às ambições do empreendedor, e ainda por cima gerar um lucro que suplante os juros do financiamento que tornou possível sua realização, então terá sido uma escolha sábia, competente.

Se, no entanto, a empresa tiver que recorrer frequentemente a empréstimos bancários para quitar seus custos de manutenção – por exemplo, o pagamento dos salários dos seus colaboradores, o aluguel da sede etc. –, haverá um claro problema de gestão.

O ingresso no mercado de capitais é uma excelente alternativa para as empresas que precisam se capitalizar. Pela Bovespa Mais, por exemplo, elas podem começar a negociar papeis seguindo regras mais flexíveis do que aquelas vigentes no mercado principal de ações. Assim, além de obterem o capital necessário à concretização de seus projetos, elas ganham visibilidade perante os investidores, o que pode ser de extrema utilidade no momento em que decidirem fazer sua oferta pública de ações (IPO).

Deve-se estar atento para o fato de que a saúde financeira da empresa tende a estar vinculada a outros aspectos da boa gestão. Em outras palavras, somente com um bom acompanhamento na área contábil, gestão transparente, disposição para realizar a constante revisão de processos e maturidade para alterar métodos e procedimentos que não estão dando certo, uma empresa pode alcançar o sucesso.

* Marcelo Gonçalves é sócio-diretor da BDO, uma das cinco maiores empresas do Brasil e do mundo em auditoria, tax e advisory.

Fonte: Ricardo Viveiros Oficina de Comunicação



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves