Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Chegou a hora de pensar sustentável

Chegou a hora de pensar sustentável

01/07/2012 Ming Liu

Terminada a Rio +20, é preciso pensar nas questões de preservação do meio ambiente, do desenvolvimento social, conservação da biodiversidade.

É preciso partir para a ação e pensar sustentável. O desafio para as empresas do mundo é se preparar para atender a um mercado global, que chegara - em 2050 - a mais de 9 bilhões de pessoas.

Tratando-se exclusivamente do tema na cadeia de alimentos, os principais pontos que foram citados acabaram centralizando nas políticas e ações que temos trabalhado de forma estratégica, como: a economia verde baseada na: agricultura de pequeno porte, agricultura familiar, produtos orgânicos, certificações dos produtos com atributos socioambientais e de mercado justo, uso sustentável dos recursos naturais e educação dos consumidores.

Temos lições a serem tiradas e deveres a serem feitos na questão de estruturação da cadeia produtiva primária, a partir da agricultura de pequeno porte e familiar, que continua não estruturada e precária nos aspectos logísticos; para reverter a baixa produtividade, falta de capacitação e produtos com pouco valor agregado.

Para o atendimento no mercado externo e a colocação de produtos sustentáveis da agricultura familiar no mercado global, deve-se implantar políticas públicas e/ou incentivos ao empreendedor para atingir objetivos quantitativos, sejam: sociais, ambientais e de desenvolvimento econômico de produtores, processadores e beneficiadores para o crescimento da cadeia interna.

Por fim, e o principal, foi iniciamos um processo sem volta de sensibilizar e educar o consumidor final sobre seu papel como agente do consumo consciente e as consequências socioambientais. Comprar produtos do Brasil é, em sua essência, colocar em prática um ciclo sustentável que começa pelo produtor, passa pelo fornecedor e termina no dia a dia das pessoas de seu circulo de convivência, amigos e sua família.

Ming Liu é coordenador executivo do Projeto Organics Brasil.



Aos mestres, com carinho, nossa gratidão!

“Vivemos um tempo atípico” e “Precisamos nos reinventar” são algumas das frases mais pronunciadas nesses últimos meses.


Como a crise ajudou na popularização do Bitcoin?

Com a notícia da pandemia do coronavírus todo o mercado de investimentos tradicional e digital foi impactado com a notícia.


O receio de opinar

Antes de me aposentar, prestei serviço em empresa, que possuía e possui, milhares de trabalhadores.


Uso consciente do crédito pode ajudar a girar o motor da economia

Muita gente torce o nariz quando o assunto é tomar empréstimo, pois quem precisa de crédito pode acabar não conseguindo honrar essa dívida, tornando esse saldo devedor uma bola de neve.


Voltar primeiro com os mais velhos: mais autonomia e continência

Nunca pensei que chegaria esse dia, mas chegou! Um consenso global sobre o valor da escola para as sociedades, independentemente do seu PIB.


Adolescentes, autoestima, família: como agir, o que pensar?

A adolescência é um tempo intenso, tanto pelo desenvolvimento físico, quanto neurológico, hormonal, social, afetivo e profissional.


Digital: um tema para o amanhã que se tornou uma demanda para ontem

Durante muito tempo, a Transformação Digital foi considerada uma prioridade para o futuro dos negócios.


Compliance como aliado na estratégia ESG das organizações

A temática que atende aos princípios ambientais, sociais e de governança, ou seja, o ESG (Environmental, Social and Governance), está em forte evidência.


A humanização da tecnologia no secretariado remoto

A tecnologia deu vida a inúmeras oportunidades de negócios, como o trabalho à distância.


Bolsa vs Startups. Porque não os dois?

Vivemos um momento de grandes inovações e com os investimentos não é diferente.


Os pecados capitais da liderança

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”


“Pensar Global, Agir local”: O poder do consumo consciente

A expressão “Pensar Global e Agir local” já é lema em muitas esferas de discussões políticas, econômicas, sobre sustentabilidade e solidariedade.