Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cicloturismo, Ciclovias e Ciclo-Assassinatos

Cicloturismo, Ciclovias e Ciclo-Assassinatos

29/11/2017 Julio Gavinho

Sou fã dos grandes circuitos de bicicleta mundo a fora.

Castelos do Loire, Serra Gaúcha, volta de Florida, Grand Canyon e o famoso caminho de Compostela. Quem inventou a bicicleta como nós conhecemos foi o ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan, em 1839.

Foi ele quem primeiro apareceu com os pedais grudados na enorme roda da frente – acreditava-se que quanto maior ela fosse, mais rápida a engenhoca andaria. Naquela época as ruas sem calçamento eram divididas entre os cavalos ou charretes, e as modernas bicicletas da época.

O pior acidente que poderia acontecer seria um tranco de um cavalo mais irritado que provocaria um ou outro arranhão mais ou menos sério. Ninguém era atropelado por uma carruagem e nem ciclovia existia. Eu ando meio amoado com estes atropelamentos quase que diários no Brasil, em especial de "bicicleteiros" urbanos.

Quando um ciclista é atropelado nas ruas de nossas metrópoles, ele é vítima de todos nós. Eu explico: todos nós reconhecemos a ferocidade do trânsito das ruas, avenidas e estradas do Brasil.

Fomentar a ocupação das ruas por bicicletas que disputarão espaço com ônibus, caminhões e imbecis em geral é ser conivente com o assassinato anunciado destes incautos que se acreditam protegidos.

Eles serão mortos e adicionados a macabra estatística de assassinatos no trânsito porque acreditaram no prefeito, no vereador e em você sobre o quão seguro é andar de camelo pelas ruas de São Paulo, por exemplo. Você é culpado. Já sei: você acha que o espaço público é para todos etc, etc.

Eu até entendo e louvo seu argumento, mas ele não resistirá a um bi-articulado espremendo você e sua magrela contra a guia, na rua. Get real. Os dispositivos de proteção a vida devem vir antes dos discursos panfletários de mobilidade social.

Aqueles, em especial, discursados sob a trilha sonora do Raul Seixas e sua próspera sociedade alternativa, em uma realidade fantasiosa que ainda não existe. É nossa obrigação promover a inclusão em todos os projetos de mobilidade urbana e a bicicleta é peça fundamental neste cenário.

Entretanto antes de soltar as presas nas ruas, precisamos preparar os predadores. Antes de disputar espaço com os predadores, precisamos educar também as presas. Os espaços precisam ser adaptados, os motoristas educados, e os atos de violência e acidentes apurados, julgados e, se couber, punidos.

A partir daí eu me sentirei seguro de tirar a magrela da garagem e pedalar, não só aos finais de semana como também em todos os dias, indo e voltando do trabalho. Certamente me sentirei neste dia tão feliz quanto nos belos campos da Normandia, bem ali na Mancha, pedalando na estrada entre carneiros e montes de sal, com a proteção de São Miguel e seu mosteiro ao fundo. Mas por enquanto, para mim, por aqui, é carro ou taxi.

* Julio Gavinho é executivo da área de hotelaria com 30 anos de experiência, fundador da doispontozero Hotéis, criador da marca ZiiHotel, sócio e Diretor da MTD Hospitality.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra