Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Cinco lugares para buscar uma segunda carreira

Cinco lugares para buscar uma segunda carreira

22/10/2017 Christian Barbosa

Situações do dia a dia que podem nos ajudar a identificar possibilidades de mudança de carreira.

 uitas pessoas estão descontentes com o trabalho e desejam começar algo novo, mas não têm uma alternativa em mente e nem sabem onde buscar essa opção para mudar o rumo da carreira. Alguns lugares e situações representam boas possibilidades para quem quer encontrar coisas novas para fazer.

A seguir, listei cinco deles. Confira:

1) Problemas: Existem problemas por todo lado; e, para cada um deles pode haver uma solução pela qual as pessoas estejam dispostas a pagar. Seja um caçador de problemas e analise-os. Neles pode estar uma possibilidade de empreendimento;

2) Eventos e feiras: Procure na internet feiras e eventos dos quais você pode participar, inclusive aqueles que não têm nada a ver com você. Por exemplo: você pode ser um dentista e ir a um evento de agronegócio. A princípio parece não fazer sentido, mas em meio à feira de agronegócio dá para aprender alguma técnica ou conceito para aplicar em seu novo empreendimento, em sua nova profissão. É perfeitamente possível encontrar algo inovador em um mercado diferente que possa ser replicado em outro;

3) Viagens: Grandes empresas já foram idealizadas durante viagens. Em outros lugares, dá para ter ideias entrando em contato com modelos de negócio e propostas de valor diferentes. Para quem quer uma segunda carreira, viagens podem ajudar a ter insights, perceber coisas, identificar possibilidades de demandas do mercado e, voltando aos problemas, dá para identificar algum que tenha sido resolvido em outro lugar e que ainda não foi solucionado onde você está;

4) Meios de comunicação: O mercado editorial no Brasil tem muitos produtos interessantes. Lendo matérias você pode conhecer cases e identificar oportunidades. Pessoas que leem têm mais ideias, inclusive para a carreira;

5) Networking: Se conectar com pessoas diferentes das que você está habituado é uma experiência interessante. Cada um tem uma bagagem e variados estilos de vida, problemas e ideias; e pode te inspirar a encontrar algo para o seu negócio, sua carreira ou começar um empreendimento totalmente do zero.

Fazer mudanças na vida profissional é uma decisão importante, e exige atenção à situação do mercado e identificação de suas habilidades e preferências. Nem sempre é uma tarefa fácil, mas, para começar, alguns recursos do cotidiano podem ser grandes aliados.

* Christian Barbosa é o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade e CEO da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo.



Uso consciente do crédito pode ajudar a girar o motor da economia

Muita gente torce o nariz quando o assunto é tomar empréstimo, pois quem precisa de crédito pode acabar não conseguindo honrar essa dívida, tornando esse saldo devedor uma bola de neve.


Voltar primeiro com os mais velhos: mais autonomia e continência

Nunca pensei que chegaria esse dia, mas chegou! Um consenso global sobre o valor da escola para as sociedades, independentemente do seu PIB.


Adolescentes, autoestima, família: como agir, o que pensar?

A adolescência é um tempo intenso, tanto pelo desenvolvimento físico, quanto neurológico, hormonal, social, afetivo e profissional.


Digital: um tema para o amanhã que se tornou uma demanda para ontem

Durante muito tempo, a Transformação Digital foi considerada uma prioridade para o futuro dos negócios.


Compliance como aliado na estratégia ESG das organizações

A temática que atende aos princípios ambientais, sociais e de governança, ou seja, o ESG (Environmental, Social and Governance), está em forte evidência.


A humanização da tecnologia no secretariado remoto

A tecnologia deu vida a inúmeras oportunidades de negócios, como o trabalho à distância.


Bolsa vs Startups. Porque não os dois?

Vivemos um momento de grandes inovações e com os investimentos não é diferente.


Os pecados capitais da liderança

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”


“Pensar Global, Agir local”: O poder do consumo consciente

A expressão “Pensar Global e Agir local” já é lema em muitas esferas de discussões políticas, econômicas, sobre sustentabilidade e solidariedade.


Vencido o primeiro desafio da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regulamenta o tratamento de dados de pessoas físicas nas suas mais variadas aplicações e ambientes.


Telemedicina, fortalecimento do SUS e um primeiro balanço da pandemia

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, alertou Camões. Todo o mundo é feito de mudanças.


Médico: uma profissão de risco

Estudar medicina é o sonho de muito estudantes, desde o cursinho o futuro médico se dedica a estudar para conseguir entrar no super concorrido curso de medicina.