Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Classe C quer fazer intercâmbio

Classe C quer fazer intercâmbio

19/06/2014 Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira

O início do processo de melhor distribuição de renda no Brasil trouxe um novo comportamento no consumo brasileiro.

Com o aumento do poder de compra da classe C, o cenário mudou e, quem antes não tinha acesso a determinados produtos e serviços, hoje pode usufruir de produtos que eram distantes de sua realidade e até buscar serviços que ajudem na especialização e contribuam para a própria ascensão social ou dos filhos.

Hoje a classe C brasileira é representada por 108 milhões de pessoas que somam 54% da população do país. Segundo dados do Serasa Experian, se fosse um país seria o 12º mais populoso do mundo e o 18º em consumo. E esse “país” gastou R$ 1,17 trilhão e movimentou 58% do crédito do Brasil no ano passado. O intercâmbio cultural, antes visto como sonho distante para esta parcela da população está se tornando uma realidade na vida de muitos integrantes da classe C.

Com o aumento do poder de consumo, pacotes com valores mais acessíveis e forma de pagamento facilitada, o intercâmbio cultural hoje pode ser considerado um sonho possível na vida dos brasileiros. E por que o interesse em fazer um intercâmbio cultural cresceu? Além do fato de estar mais próximo da realidade dos brasileiros, viver uma experiência no exterior traz grandes benefícios na vida profissional. Falar um segundo idioma é indispensável para assumir bons cargos em grandes empresas.

Mas os benefícios são ainda maiores na vida pessoal. Viver longe do conforto do lar proporciona um grande amadurecimento. É necessário vencer barreiras, resolver problemas sozinho, e o que parece ser negativo, na verdade traz segurança e uma sensação de liberdade que encanta os alunos. A bagagem cultural que se adquire vivendo no exterior é muito importante para o futuro do estudante. Considerando que apenas 23% da classe C domina um segundo idioma, o intercâmbio cultural pode ser um diferencial na hora da busca por um emprego.

Além do segundo idioma, muitas empresas consideram a experiência no exterior um importante fator na escolha de novos profissionais. Por todo o potencial que a classe C representa como consumidor, algumas agências de intercâmbio estão apostando nesse mercado. E como isso é possível? Montando pacotes de intercâmbio mais acessíveis, parcelando o valor, dando um atendimento personalizado (muitos alunos nunca viajaram de avião) e indicando bancos que oferecem o serviço de financiamento.

A Global Study, fundada em 2007, tem a classe C como principal consumidor e acredita que o intercâmbio é indispensável para enriquecer o país, já que o estudante pode aplicar os aprendizados adquiridos no exterior em sua área de atuação no Brasil. Democratizar o intercâmbio cultural é o objetivo da empresa que luta para que a população de todas as regiões do Brasil possa ter acesso a essa experiência.

Pelo enriquecimento cultural e por todos os benefícios na vida pessoal e profissional que uma experiência no exterior pode trazer para a vida de uma pessoa, cada vez mais, a classe C quer fazer intercâmbio. E com o aumento do poder de compra e as facilidades para adquirir este serviço, com um bom planejamento pessoal, esse sonho antes distante para esta parcela da população, está mais perto de se transformar em realidade.

*Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira é diretora de marketing da Global Study, franquia de intercâmbios.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra