Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Coaching: A lição que nós já sabemos de cor

Coaching: A lição que nós já sabemos de cor

14/02/2010 André Girotto

Falar de atendimento ao cliente é algo já muito citado por inúmeros autores, mas o que é pouco falado é que o bom atendimento ao cliente não deve ser apenas para aqueles clientes que compram o nosso serviço diretamente, que são nossos clientes externos, mais sim todos aqueles que de certa forma compram algo de nós, sejam idéias, imagens ou um conceito, com colaboradores e familiares que são nossos clientes internos.

 Para afirmarmos se isso realmente tem sentido fizemos uma pesquisa com um grande grupo de gerentes comerciais e vendedores com as seguintes perguntas.

 1. O que nós queremos dos nossos clientes?
Respostas mais citadas: Confiança Fidelidade Respeito Amizade Regularidade com o nosso produto entre outros.   2. O que nós queremos dos nossos amigos, colegas de empresa e familiares?   Será que gostaríamos de obter tais respostas assim citadas acima?   Vemos então que apesar de existir um ou outro ponto divergente, em geral nossos objetivos de resposta tanto com os clientes externos e internos são praticamente o mesmo.   Esse é um conceito chave, pois para ser um bom coaching e obter de nossos colaboradores bom resultados e conseguir vender a eles nossas idéias e valores devemos entender que eles também são nossos clientes e assim também devemos tratar-los.   Com um cliente nós estamos sempre sorrindo, sempre prontos a ajudar, auxiliando, pró-ativos para as necessidades, estamos sempre dispostos a ouvi-los com atenção e fazer com que eles se sintam importantes. Nos dedicamos em fazer um pós venda de ótima qualidade, monitorando-o após a venda para saber dos resultados, benefícios e satisfação dele em utilizar nossos produtos. Com os clientes externos, somos muito bons e por isso conseguimos ao fazer tudo isso aqueles benefícios citados anteriormente.   Agora o cumulo da loucura é agir totalmente diferente com nossos clientes internos e esperarmos os mesmos resultado.   Já pensaram se descemos algumas broncas, ou constantemente criticássemos os nossos clientes, ou simplesmente não tivéssemos tempo e nem paciência para ouvi-los e se nunca os elogiássemos será que continuaríamos tendo clientes fiéis e comprando constantemente nossos produtos?   Você leitor deve estar pensando “mas aqueles são clientes e dependemos deles para receber nossos salários, por isso fazemos isto, mesmo quando não estamos com vontade”.   Pois é, e se não tivermos apoio, respeito, comprometimento, fidelidade daqueles que estão ao nosso lado, será que também não estamos fadados ao fracasso?   * André Girotto - Diretor da Net Profit Brasil, Trainer e Coaching de gestores e participantes da TOTVS Interior Paulista.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves