Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Coaching: ferramenta de orientação vocacional

Coaching: ferramenta de orientação vocacional

28/11/2014 Marcelo Cardoso

Vivemos em uma época em que os acontecimentos são compartilhados rapidamente. Um mundo globalizado onde você sabe até mesmo o que a sua vizinha comeu ontem no jantar.

E os jovens? Vivenciam esse mundo com muito mais tranquilidade do que os adultos, é claro, é a fase deles. Mas a quantidade de informações e a velocidade faz com que, muitas vezes, surjam dúvidas em relação a tudo. Sabemos que ao mesmo tempo em que os filhos estão mais conectados e mais cientes dos acontecimentos do mundo, eles também estão mais distraídos e superficiais. Tudo muda muito rápido, com a mesma velocidade de um “tuite”. Então, como escolher o futuro profissional diante de tantas opções e informações?

Como saber o que querer para o resto da vida se é difícil decidir entre ouvir música, sair com amigos, ficar em casa na internet? Fico imaginando o que deve passar na cabeça deles. Mas, as coisas não são tão ruins quanto parecem. Também já vivenciamos isso, em uma época diferente, em um cenário diferente, mas no final, deu tudo certo, correto? Para saber o caminho a ser seguido é preciso parar e estudar, antes de tudo, as aptidões. Estudar as aptidões, os interesses e as habilidades pode dar um indicativo do que se quer fazer.

Um outro passo é conversar, buscar pessoas nas áreas que chamam a atenção, ir até seus locais de trabalho e entender a rotina. Muitas vezes, o contato direto com aquilo que “pensa que quer fazer” muda totalmente quando se tem um contato real. Mas, se a situação ficar realmente complicada, a melhor saída é a busca por um especialista. Existem algumas opções no mercado, mas a que quero tratar aqui é o coaching. O coaching usa ferramentas que conduzem o jovem a refletir não somente sobre aquilo que gostaria de fazer - baseado em suas aptidões, mas também sobre o mercado de trabalho, remuneração, os desdobramentos que a escolha possa causar em sua vida.

Muitos jovens acabam escolhendo a profissão da moda ou mesmo seguindo a mesma profissão dos pais e acabam se frustrando. E é exatamente o que o processo de coaching tenta impedir, a má escolha. Não é somente o conduzir, mas fazer com que a pessoa consiga perceber as compatibilidades da área escolhida com os objetivos de vida dela. O processo de coaching de carreira ou vocacional vai auxiliar no autoconhecimento, ajudar na autoestima e autoconfiança, facilitando a tomada de decisão. Fará entender que o futuro profissional não deve ser baseado somente em ganhos financeiros, mas sim, como uma missão de vida e como uma contribuição para a sociedade.

*Marcelo Cardoso é especialista em coaching, PNL (Programação Neuro Linguística) e fundador da Arco 7.



O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder


O gato que caiu dentro das latas de tinta

Todas as histórias começam com Era uma Vez… A minha não vai ser diferente.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Apesar da polarização radical, brasileiros não abrem mão da Democracia

Desde as eleições presidenciais de 2018, temos percebido a intensificação da polarização política no país, com eleitores cada vez mais divididos.

Autor: Wilson Pedroso