Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Comece pequeno, sonhe grande

Comece pequeno, sonhe grande

07/08/2014 Marcio Eugênio

Um problema que percebo ser recorrente entre os micro e pequenos empreendedores que estão começando ou que querem começar uma loja virtual é o de iniciar seus negócios pensando que é a próxima Netshoes (mas podemos trocar este nome também para Submarino, Dafiti, ou qualquer outra gigante do mercado de e-commerce).

Na verdade, não vejo problema algum no MPE ter estas grandes empresas como guias para o crescimento de sua loja. Muito pelo contrário. Por trás destas grandes marcas, existem histórias interessantíssimas que podem inspirar aquele cara que está começando. O problema, na verdade, está em achar que é possível começar oferecendo a mesma quantidade de produtos que uma Dafiti ou Netshoes.

Um faturamento com mais de R$ 1 bilhão e aproximadamente 39 mil produtos cadastrados, como é o caso da Netshoes, só é conseguido depois de anos de trabalho e muito planejamento. Este é o maior erro dos empreendedores MPE’s: querer comparar o cenário atual de uma gigante do e-commerce com a loja virtual que estão recém começando. Não tenha vergonha de ser pequeno! Seja pequeno e sonhe grande! Não adianta tentar agarrar o mundo com as pernas e querer atender todos os tipos de clientes que passarem pela sua loja virtual, oferecendo mais de mil produtos em seu e-commerce.

Isso não só pode confundir o comprador, como também existe muito esforço no qual o micro e pequeno empreendedor terá em cadastrar e controlar um estoque de mil produtos. Além disso, um mix de produtos muito extenso – para quem está começando – pode dar prejuízo e, com o tempo, a quebra da empresa é quase certa. É muito importante ter foco no começo da empreitada, saber exatamente quem é seu público-alvo e procurar atender o cliente de forma eficaz.

Com um mix de produtos menor (porém com uma grade com todos os tamanhos e cores disponíveis), é possível concentrar sua energia em apresentar um produto bem cadastrado, com boas fotos e descrições. Além disso, com uma oferta de produtos mais enxuta, é possível se concentrar melhor no marketing digital da empresa e no atendimento ao cliente. Por falar em atendimento ao cliente, o micro e pequeno e-commerce tem uma vantagem nesse aspecto.

Quando a empresa está bem focada no nicho de mercado, é possível que a loja virtual (e o empreendedor por trás dela) consiga resolver o problema de um cliente (que está inserido em um mercado e em um nicho onde você atua) de forma eficaz. A partir daí, pensar em crescimento é natural, mas precisa sempre de um bom planejamento. Atendendo bem o nicho de mercado onde a loja virtual atua, é possível crescer de forma escalonada e sustentável, expandindo para novos nichos, ou até mesmo projetando um número maior de vendas para o mesmo público que a loja virtual já atende. Portanto, é possível começar pequeno e se tornar grande. Basta não trocar os pés pelas mãos e se planejar.

*Marcio Eugênio é especialista em e-commerce e sócio fundador e responsável pela área comercial e marketing da D Loja Virtual, fornecedora de plataformas de loja virtual para micro e pequenas empresas, treinamentos e consultoria.



Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder