Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Comece pequeno, sonhe grande

Comece pequeno, sonhe grande

07/08/2014 Marcio Eugênio

Um problema que percebo ser recorrente entre os micro e pequenos empreendedores que estão começando ou que querem começar uma loja virtual é o de iniciar seus negócios pensando que é a próxima Netshoes (mas podemos trocar este nome também para Submarino, Dafiti, ou qualquer outra gigante do mercado de e-commerce).

Na verdade, não vejo problema algum no MPE ter estas grandes empresas como guias para o crescimento de sua loja. Muito pelo contrário. Por trás destas grandes marcas, existem histórias interessantíssimas que podem inspirar aquele cara que está começando. O problema, na verdade, está em achar que é possível começar oferecendo a mesma quantidade de produtos que uma Dafiti ou Netshoes.

Um faturamento com mais de R$ 1 bilhão e aproximadamente 39 mil produtos cadastrados, como é o caso da Netshoes, só é conseguido depois de anos de trabalho e muito planejamento. Este é o maior erro dos empreendedores MPE’s: querer comparar o cenário atual de uma gigante do e-commerce com a loja virtual que estão recém começando. Não tenha vergonha de ser pequeno! Seja pequeno e sonhe grande! Não adianta tentar agarrar o mundo com as pernas e querer atender todos os tipos de clientes que passarem pela sua loja virtual, oferecendo mais de mil produtos em seu e-commerce.

Isso não só pode confundir o comprador, como também existe muito esforço no qual o micro e pequeno empreendedor terá em cadastrar e controlar um estoque de mil produtos. Além disso, um mix de produtos muito extenso – para quem está começando – pode dar prejuízo e, com o tempo, a quebra da empresa é quase certa. É muito importante ter foco no começo da empreitada, saber exatamente quem é seu público-alvo e procurar atender o cliente de forma eficaz.

Com um mix de produtos menor (porém com uma grade com todos os tamanhos e cores disponíveis), é possível concentrar sua energia em apresentar um produto bem cadastrado, com boas fotos e descrições. Além disso, com uma oferta de produtos mais enxuta, é possível se concentrar melhor no marketing digital da empresa e no atendimento ao cliente. Por falar em atendimento ao cliente, o micro e pequeno e-commerce tem uma vantagem nesse aspecto.

Quando a empresa está bem focada no nicho de mercado, é possível que a loja virtual (e o empreendedor por trás dela) consiga resolver o problema de um cliente (que está inserido em um mercado e em um nicho onde você atua) de forma eficaz. A partir daí, pensar em crescimento é natural, mas precisa sempre de um bom planejamento. Atendendo bem o nicho de mercado onde a loja virtual atua, é possível crescer de forma escalonada e sustentável, expandindo para novos nichos, ou até mesmo projetando um número maior de vendas para o mesmo público que a loja virtual já atende. Portanto, é possível começar pequeno e se tornar grande. Basta não trocar os pés pelas mãos e se planejar.

*Marcio Eugênio é especialista em e-commerce e sócio fundador e responsável pela área comercial e marketing da D Loja Virtual, fornecedora de plataformas de loja virtual para micro e pequenas empresas, treinamentos e consultoria.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli