Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Comemoração do desaforo

Comemoração do desaforo

28/02/2010 Nicolau Amaral

A pedido de um senador do PT, o Senado teve no último dia 8 de fevereiro uma sessão especial para lembrar o Dia Nacional do Aposentado, que é comemorado em 24 de janeiro, ocasião em que os nossos representantes estavam em recesso, ou melhor, fazendo absolutamente nada de importante — como se fizessem alguma coisa digna durante todo o ano.

Comemorar o quê, pergunto eu? Só se for a desgraça que se tornou a vida dos aposentados que ganham acima de um salário mínimo neste país. Segundo um senador, o mesmo que propôs esta “linda homenagem”, a perda acumulada de aposentadorias e pensões foi de 78,84% no período compreendido entre 2004 a 2009. Será que os que decidem a nossa vida conseguiriam viver com meros 21,16% do que imaginavam e do que fora acordado receber após tanto tempo trabalhado? Claro que não, este pensamento é coisa de gente mixa, como nós aposentados nos tornamos e que só servimos para reclamar e exigir o que nos é de direito.

Fomos enganados, tungados e roubados por um bando que resolveu economizar sobre o que é nosso para sobrar um pouco mais para eles próprios fazerem suas políticas assistencialistas — estratégia de marketing político às nossas custas.

A expectativa de vida está aumentando, a taxa de nascimento hoje está praticamente negativa, muito em razão do alto custo de vida e da falta de planejamento do governo, que não garante educação, saúde e segurança, que acabam sendo bancadas por todos nós brasileiros. Portanto, o que fazer para se garantir um futuro com um pouco da dignidade que imaginávamos ter, com uma aposentadoria merecida, não nababesca, mas que iria pelo menos garantir uma certa independência? Não estou pensando só em quem se aposentou, preocupo-me também com os jovens que estão entrando agora no mercado de trabalho, bem como aqueles que já estão no meio de suas vidas profissionais e que vivem as dificuldades do desemprego, do subemprego e dos salários cada vez mais achatados em virtude dos escorchantes impostos, a maior carga tributária do mundo, que só serve para pagar os que se encastelaram no poder, ou como virou moda neste atual governo, para ajudar países com problemas, como se no nosso estivesse tudo em ordem.

As eleições estão se aproximando e só faltam nove meses para darmos o troco naqueles que se elegeram prometendo e que não cumpriram suas promessas. Somos nove milhões de aposentados recebendo acima do salário mínimo e nas urnas vamos dar o troco a quem nada fez por nós. Não vamos reeleger ninguém!

* Nicolau Amaral é empresário da área de Comunicação - [email protected]

Blog



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli