Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como a crise tem afetado os planos de saúde

Como a crise tem afetado os planos de saúde

31/08/2015 Cadri Massuda

A crise econômica que o país enfrenta reflete-se em diversos setores.

Para os planos de saúde, tem trazido consequências diretas que os colocam em risco.

As demissões levam à diminuição das vidas seguradas por planos empresariais, diminuindo a receita das seguradoras. Em média, a diminuição é da ordem de 20%.

A tendência é que o número de associados caia em cerca de 5% até o final do ano. Somado a isso, temos o aumento de sinistros. A crise afeta a todos, inclusive aumenta os casos de depressão e transtornos de ansiedade.

Resultado: os segurados usam mais os planos de saúde. Outra questão a ser considerada é a inadimplência. Períodos de instabilidade financeira geram um considerável aumento na inadimplência, sendo que para alguns planos de saúde, esse problema quase triplicou nos últimos meses.

Além disso, observamos que a inflação médica está cada vez mais alta. O surgimento de muitas novas tecnologias de alto custo, que passaram a ser exigidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde) não é sustentável para operadoras de saúde menores.

O reajuste permitido de 13,55% foi aquém da necessidade, visto que grande parte dos insumos são dolarizados, e com o dólar se aproximando da casa dos quatro reais, cria-se um ambiente inviável.

Em resposta à crise, os novos negócios estão praticamente parados. Receosas, são poucas as empresas que estão tendo condições ou coragem de dar novos benefícios aos trabalhadores. O momento pede cautela.

Já as empresas que oferecem o benefício estão buscando a redução de custo. Algumas estão mudando a cobertura do plano oferecido, de planos nacionais para os regionais.

A coparticipação também é uma forma encontrada de oferecer o benefício ou garantir sua manutenção. Entretanto, não é preciso que empresas e usuários percam esse benefício e sejam prejudicados, seja com a diminuição da cobertura de seus planos ou com o fechamento das operadoras.

Essa equação pode ser equilibrada com a diminuição do desperdício de recursos na área da saúde. Hoje, são realizadas muitas consultas e exames sem necessidade. Algumas pessoas solicitam ao médico determinado exame porque um amigo fez ou porque ouviram falar que é importante.

É preciso um diagnóstico mais cauteloso do médico e mais confiança por parte dos pacientes. Uma saída possível é o investimento na prevenção e no consumo consciente, muitas vezes ignorados pelas empresas.

* Cadri Massuda é presidente da Abramge-PR/SC – Associação Brasileira de Medicina de Grupo.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra