Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como e por que implementar um ERP no seu negócio

Como e por que implementar um ERP no seu negócio

15/08/2023 Marcelo Navarini

Na medida que a dinâmica operacional e financeira começa a exigir maior esforço, diversas PMEs acabam buscando por soluções conhecidas como ERPs ou sistema de gestão empresarial.

Esta solução automatizam a gestão operacional e financeira de seus negócios, já que dados comprovam a eficácia dessas ferramentas no mercado.

De acordo com a Gartner, a produtividade de empresas que contam com um sistema de gestão aumenta em até 25%.

Como essas plataformas oferecem diversas vantagens, é compreensível que os empreendedores busquem a adoção desses serviços, porém, muitos ainda têm dúvidas quanto à escolha do ERP ideal e o processo de implementação da solução no dia a dia da empresa.

Por mais intuitivo que sejam as ferramentas é preciso saber dominar as funcionalidades disponíveis, vincular processos de negócio às regras e configurações, e alinhá-las com os membros da equipe que terão acesso ao sistema.

O primeiro passo a ser dado pelos empreendedores é escolher o sistema que sane as principais dores na gestão do negócio.

Inicialmente, é válido colocar no papel os principais aspectos do negócio (porte, tipo de operação - física, online, comércio, indústria, prestação de serviços ou híbrido).

Adicionalmente, avaliar quais canais de venda serão utilizados e o perfil dos produtos comercializados ou serviços prestados ajudará na escolha dos recursos necessários.

Definindo o software que será usado pelo negócio e feita a contratação, é hora de iniciar. Migrar os dados de planilhas e outros sistemas para o seu novo ERP sempre é um desafio.

Essa etapa requer muita atenção, pois o sistema irá trabalhar com base nos dados que forem fornecidos.

Os empreendedores também podem aproveitar esse momento para fazer uma limpa, filtrando tudo o que achar desnecessário ou incorreto.

Para quem está iniciando do zero, o esforço é menor, e os benefícios de começar organizado superam muitas vezes o tempo e dedicação despendido para iniciar.

A quantidade de dados que devem ser migrados ao sistema e os recursos que serão adotados determinam o tempo de implementação do ERP.

Em algumas soluções, isso significa que é possível configurar o sistema no mesmo dia ou em algumas semanas. Por exemplo, quanto maior o volume de produtos para atualizar, maior o tempo de implementação.

Os empreendedores devem ter isso em mente para se organizar e não atrasar os negócios durante esse processo.

Após a implementação, é preciso realizar o treinamento da ferramenta. Como mencionado anteriormente, é imprescindível que a equipe esteja envolvida em todas as etapas da implementação do ERP.

Isso faz com que a familiaridade da ferramenta seja adquirida com mais rapidez, pois o sistema será usado por eles, desde a inserção de dados até o uso no dia a dia e o acesso a relatórios.

Tendo isso em mente, é totalmente viável a aplicação de cursos internos de capacitação para os colaboradores que irão operar a ferramenta, seja de uma forma geral ou apenas de módulos específicos.

É ideal que sejam abordados módulos que ensinem como configurar o sistema; definir perfis de usuários; criar campos personalizados e configurar fluxos de trabalho; como utilizar as funcionalidades; como cadastro de clientes, fornecedores e produtos; gestão de estoque; compras; vendas e controle financeiro; como fazer análises de dados; gerar relatórios e indicadores; como integrar os processos; entre outros pontos de destaque.

Vale lembrar que o ERP é uma ferramenta que integra dados e informações, além de processos. Isso significa que é preciso que os departamentos estejam cientes de que os elementos inseridos por eles, serão atualizados nas seções que envolvem outros setores.

Quando uma venda é registrada pelo sistema, essa informação será compartilhada com quem controla o estoque, com o setor financeiro, com o setor fiscal, e assim por diante. 

Em suma, sem o preparo adequado, toda essa centralização e automação de variadas atividades, podem gerar muitas dúvidas aos colaboradores.

Quando isso acontece, a tendência é que o sistema não seja usado em todo o seu potencial, impossibilitando ganhos efetivos e dificultando o crescimento do negócio.

* Marcelo Navarini é Diretor do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company.

Para mais informações sobre gestão empresarial clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Seven PR



A tragédia já foi. E agora?

Impossível não se sensibilizar e chocar com a situação do Rio Grande do Sul, atingido por chuvas sem precedentes que causaram inundações em grande parte do estado, da capital ao interior.

Autor: Janguiê Diniz


O preconceito que condena

O programa Fantástico da Rede Globo trouxe mais uma história de injustiça cometida pelo Poder Judiciário brasileiro contra um jovem preto e periférico.

Autor: Marcelo Aith


O risco de politização da tragédia no RS

O Brasil todo tem assistido, consternado, ao desastre ambiental que se abateu sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias.

Autor: Wilson Pedroso


Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O final de Abril e o começo de Maio foram marcados pelo pior desastre ecológico da história do Rio Grande do Sul, com inundações, mortes e milhares de desabrigados e de pessoas ilhadas.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques