Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como empreender com sucesso

Como empreender com sucesso

02/08/2015 Fernando Francisco

Muitos me perguntam: Qual o melhor negócio do mundo?

A resposta poderia ser simples: possui grande demanda e baixa oferta. Há incontáveis produtos e serviços com essas características.

Mas, perceba: isso não torna um produto ou serviço algo único, inigualável, vencedor ou que se venda por si só. Há diversos caminhos para o sucesso.

A tecnologia, por exemplo, cria uma nova avenida de oportunidades que está ao alcance de todos. Isso pode ser usado a seu favor e, ao mesmo tempo, pode significar uma ameaça.

Uma pessoa, mesmo estando do outro lado do mundo, pode ser concorrente e impactar seus lucros aqui. Ter o melhor negócio do mundo depende do quanto você está disposto a ser diferente.

Não estranhe a frase: ela está correta. Para se destacar e oferecer algo que o público almeja, você tem que ser criativo, imaginativo, mostrar suas vantagens sem recorrer a velhos jargões, como “Nossa diferença é a qualidade de nossos produtos”.

Para quem ainda insiste em usá-los, trago uma triste notícia: Qualidade não é diferencial, é obrigação determinado por lei. Se você quer manter ou conquistar um cliente, terá que oferecer o que há de melhor e ponto.

O que quero dizer é que não existe um “melhor negócio do mundo”. Existem várias oportunidades para bons negócios. Se resultarão em sucesso ou serão uma perda de tempo, dependerá da forma for planejado.

O que se tem de fazer é descobrir como deixar de lado o trivial, as características encontradas em outros e partir para a inovação ou mesmo para o que é mais lógico.

Em uma de suas reportagens, o programa Mais Sucesso (TV Novo Tempo), mostrou várias entrevistas realizadas em uma mesma praça onde alkguns ambulantes vendiam lanches e sucos.

Embora houvesse quatro ou cinco vendedores comercializando lanches do mesmo tipo, um deles concentrava a maior parte dos clientes. À reportagem, ele revelou seu segredo: enquanto os demais usavam roupas comuns, ele trajava um uniforme que, por sinal, era branco.

Outro diferencial: usava um ajudante para receber os pagamentos enquanto que manipulava os alimentos utilizando luvas. Assim, fidelizou clientes. Não era um negocio diferente, sem concorrentes, inédito e ou nunca antes imaginado. O melhor negócio do mundo é aquele que primeiramente você ama; em segundo lugar, que lhe dá o retorno que você necessita e, em terceiro lugar, que depende das suas atitudes.

É isso que traz o sucesso, seja com a venda de sucos ou com a construção de carros.

* Fernando Francisco é produtor e apresentador do programa Mais Sucesso, veiculado pela TV Novo Tempo. É consultor e palestrante há mais de 20 anos nas áreas de comunicação e TI.



A tragédia já foi. E agora?

Impossível não se sensibilizar e chocar com a situação do Rio Grande do Sul, atingido por chuvas sem precedentes que causaram inundações em grande parte do estado, da capital ao interior.

Autor: Janguiê Diniz


O preconceito que condena

O programa Fantástico da Rede Globo trouxe mais uma história de injustiça cometida pelo Poder Judiciário brasileiro contra um jovem preto e periférico.

Autor: Marcelo Aith


O risco de politização da tragédia no RS

O Brasil todo tem assistido, consternado, ao desastre ambiental que se abateu sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias.

Autor: Wilson Pedroso


Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O final de Abril e o começo de Maio foram marcados pelo pior desastre ecológico da história do Rio Grande do Sul, com inundações, mortes e milhares de desabrigados e de pessoas ilhadas.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques