Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como encontrar a felicidade com ou sem diploma

Como encontrar a felicidade com ou sem diploma

26/07/2015 Dominique Magalhães

Falta de tempo, carência de boas oportunidades ou simplesmente indecisão: algumas pessoas não concluem o ensino superior por algum destes motivos.

Outras, nem iniciam. A vida nem sempre segue de forma linear para todos, por isso, alguns só decidem ou conseguem entrar numa universidade bem depois dos “vinte e poucos anos”, seja por necessidade de trabalhar para ajudar em casa, ou simplesmente por não saberem que carreira escolher quando terminam a escola.

Passei por muitos caminhos até descobrir minha verdadeira vocação e me sentir, de fato, feliz com minhas escolhas. Cursei Direito, Publicidade, e, atualmente, faço Pedagogia com o objetivo de entender um pouco mais sobre o universo e a metodologia da educação.

É necessário compreender que cada um tem a sua trajetória e encontrará - cada um no seu tempo e do seu jeito -, seu “lugar ao sol”. Existem casos de profissionais que se destacam em suas carreiras sem ter uma formação acadêmica.

Conheço casos de publicitários, escritores, atores, músicos, artistas plásticos... Em contrapartida, com o avanço da tecnologia, o aumento da longevidade, e a crise econômica mundial, o mercado de trabalho encontra-se saturado.

Sem um currículo de destaque, fica mais difícil sair do lugar. Então, pensemos: o que tenho de diferente que possa chamar atenção de uma empresa? Sugiro algumas atitudes comuns entre pessoas que conseguiram se sobressair:

- Busque sempre melhorar: Você já sabe que tem talento em algo, mas isso não é suficiente. É preciso ter humildade para reconhecer que se aperfeiçoar nunca é demais. Dedique-se com intensidade e paixão àquilo que faz de melhor para conquistar a excelência e ser reconhecido por isso. Faça cursos de extensão, leia, estude! Abrace tudo o que te permita crescer e sua agenda permitir;

- Valorize o seu diferencial: As pessoas que dão valor à sua maneira de se expressar costumam ser mais originais. Ao acreditarem em si mesmas, desenvolvem um jeito próprio, imprimindo sua marca. Acabam não caindo no esquecimento e são lembradas em boas oportunidades;

- Saiba lidar com as dificuldades: Ocorreu um grande imprevisto, um embate de opiniões, algo que te prejudicou? O segredo para lidar com estas situações é investir na sua capacidade de superação. Quem é feliz não encontra menos empecilhos, simplesmente aprende com os acontecimentos, encontra outras formas de lidar com os problemas, levanta a cabeça e segue em frente;

- Conheça a si mesmo e observe os outros: É essencial sabermos quem somos de verdade e é preciso tranquilidade para estarmos atentos às oportunidades. Nosso dom pode ser direcionado para atender ao outro. A melhor maneira de descobrir isso é através do autoconhecimento e da observação. Olhe as pessoas a sua volta com respeito e sem críticas. Conheça aqueles que vão consumir o fruto do seu dom, seja em atendimento estético, na área alimentícia, em comunicação ou criação.

Não podemos permitir que pensamentos castradores e críticas pessoais nos impeçam de buscar sermos melhores como profissionais. Tudo tem o momento certo de acontecer. Se por algum motivo ainda não teve a oportunidade de sentar nos bancos universitários, não se acomode!

Procure cursos livres, estude sozinho, faça uma faculdade à distância. Sempre há espaço e alternativas para quem quer crescer. Ouça e aprenda com quem tem mais experiência, e, acima de tudo, valorize o seu talento!

* Dominique Magalhães cursou Direito, Publicidade, concluiu pós-graduação em Portfolio na ESPM, e, atualmente, estuda Pedagogia.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves