Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como escolher o projetor ideal para o que você precisa?

Como escolher o projetor ideal para o que você precisa?

31/08/2012 Jorge Moreira Ferreira

Você já pensou em ter um projetor na sua casa? Muitos com certeza responderam que não, mas atualmente isso é algo bem comum nos lares brasileiros.

Isso porque os modernos projetores permitem se conectar a computadores, videogames, pen-drives, DVDs players, sistemas de alta definição e muito mais substituindo muitas das vezes os aparelhos de TV. A aplicação dos projetores ganhou mais possibilidades como apresentações em reuniões de negócio, trabalhos acadêmicos e entretenimento em bares/restaurantes, pois a compatibilidade com os formatos de arquivos também aumentou.

Agora você deve estar se perguntando: Com tantos modelos no mercado, como escolher o melhor projetor para a minha necessidade? Antes de tudo, é importante conhecer alguns recursos dos projetores na hora da escolha. Primeiramente, o projetor utiliza um canhão luminoso para exibir o conteúdo.

Para isso, é necessário que ele possua uma boa taxa de luminosidade, principalmente para ambientes com pouca luz. Essa é uma característica padronizada pela Ansi (American National Standards Institute) e é determinada pela medida Ansi lumens, uma taxa obtida por meio de diversas medições através da parte frontal da fonte de luz.

Quanto mais Ansi lumens um projetor tiver, maior será a luminosidade do seu canhão de luz. A luminosidade é um requisito fundamental, pois além de definir o tamanho da ampliação da imagem que será projetada, influencia na definição das cores, contraste, brilho e nitidez.

Os projetores com até 2.800 Ansi lumens são ideais para ambientes pequenos como salas de reuniões, salas de aula, salas de estar, home theater, bares e restaurantes. Já em ambientes maiores como auditórios, grandes salões, bares que transmitem eventos e jogos, é recomendado utilizar um aparelho que tenha no mínimo 3.000 Ansi lumens.

Vale avisar que a maioria dos equipamentos traz a taxa de luminosidade tanto para luz branca quanto colorida e você deve prestar atenção às duas. A resolução do projetor também é um fator determinante para a definição da qualidade da imagem. Existem três tipos de resoluções SVGA, XGA e WXGA. Para a apresentação simples de ppts em salas de reunião, que o projeto não vai ficar longe da tela, por exemplo, a SVGA que chega a 800 x 600 pixels é suficiente.

Para imagens que possuem muitos detalhes como tabelas e mapas, projetores com resolução XGA de 1024 x 768 são recomendados. Uma resolução maior como a WXGA de 1280 x 800 é indicada em casos de exibição de muitas informações, como desenhos técnicos e imagens 3D, por exemplo.

Outras dicas a serem avaliadas na hora da compra são:

•a distância de projeção. Dependendo do aparelho, para uma imagem de 60” o aparelho deve estar a 1,8 m de distância da tela. Então verifique antes;

• possuir tecnologia 3LCD, pois contam com três painéis de LCD, que proporcionam altas taxas de transmissão de luz e uma reprodução mais fiel das cores;

• ter entrada USB é fundamental. E ainda alguns modelos mais recentes de projetores possuem entrada HDMI, que transmitem áudio e vídeo de alta qualidade através de um único cabo, que pode ser usado para conectar aparelhos de Blu-Ray, videogames, reprodutor de DVDs, transmitindo imagens em alta definição, com um padrão superior ao sistema analógico.

• o fato de ser portátil. Se você vai precisar levar o projetor de um lugar a outro, isso é muito importante;• os novos recursos incorporados. Toda hora são lançados aparelhos que contam com novas funcionalidades como, por exemplo, interatividade, conexão a dispositivos móveis como iPhone, iPad e muito mais. 

Enfim, antes de comprar um determinado projetor, avalie bem para não levar muito mais do que precisa ou adquirir algo que em pouco tempo não atenda mais as suas necessidades. Boas compras!

Jorge Moreira Ferreira, diretor da D-Comp - empresa especializada em soluções de impressão, imagem e conectividade.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves