Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como executivos de TI podem ser destacar na empresa

Como executivos de TI podem ser destacar na empresa

02/10/2018 Darren Topham

É fundamental que os CIOs adotem algumas medidas assim que ingressam nas organizações.

A taxa média de rotatividade (turnover) de executivos da área de TI (CIO – Chief Information Officers) é de quatro a cinco anos, gerando nas equipes seniores de tecnologia a necessidade de se preparem para receber novos dirigentes a cada três ou quatro anos. Embora estejam disponíveis para anteciparem esse tipo de acontecimento, muitas organizações de TI geralmente assumem uma abordagem "espere e verá".

Falta premeditação para definir adequadamente novas expectativas com relação aos CIOs, envolvendo todos os aspectos de estratégia, cultura, performance e maneiras de fazer negócios. Como será discutido no Gartner Symposium /ITxpo, é imperativo no mundo digital atual que líderes de TI estejam preparados para operações de transição críticas para novos CIOs, assim que esses profissionais iniciam o trabalho nas empresas.

Por isso, pode-se afirmar que os líderes deveriam criar e seguir um guia com orientações que prepare os próprios executivos, assim como seus futuros CIOs, para o sucesso. Esses profissionais deveriam transformar os 100 primeiros dias em uma situação ganha-ganha e ajudar os CIOs a entenderem as forças e fraquezas da organização de TI.

Para tanto, dirigentes de TI deveriam criar e seguir um guia com orientações, com o objetivo de preparar a organização como um todo para obter resultados diferenciados nos negócios, com forte engajamento e evitando transtornos durante o período de transição.

É fundamental que os CIOs adotem algumas medidas assim que ingressam nas organizações, entendendo primeiramente como a empresa orquestra suas competências de TI para alcançar os objetivos estratégicos. As atividades geralmente são desenvolvidas dentro de uma estrutura de operação de TI baseada em nove elementos específicos: performance, decisões certas, finanças, estrutura organizacional, fontes e alianças, talento, maneiras de trabalho, ferramentas e posições.

É importante oferecer um sumário de atividades e status para cada um desses nove componentes, mas evite muitos detalhes operacionais nesse estágio. Eles virão à medida que o CIO consiga obter um olhar mais profundo de cada área.

Algumas medidas importantes precisam ser tomadas. O CIO deve entender a cultura atual para que ele possa obter uma sólida compreensão sobre as atitudes da organização, crenças e costumes. Apresentar um novo CIO com claras informações sobre a cultura da organização irá capacitá-lo para julgar a abertura (ou resistência) da empresa em relação a atividades ou iniciativas que ainda acontecerão.

Princípios de diretrizes formais e informais vão garantir que processos sejam conduzidos de maneira adequada, especialmente quando for necessário lidar com situações envolvendo diversos stakeholders. Equipes seniores de TI deveriam ter pronto um guia com orientações completo para apresentar aos seus novos executivos no primeiro dia de trabalho. Provavelmente, um novo CEO já teria visto a estratégia básica de TI, se uma existisse.

É recomendável focar em objetivos estratégicos e aspirações para o futuro da organização de TI, e em como eles se relacionam com a estratégia da companhia como um todo. Também é indicado destacar como cada objetivo é medido e porque foi escolhido como uma prioridade.

Outra área que precisa ser atendida pelos líderes é a atualização tática das responsabilidades atuais e futuras de TI. Isso irá ajudar CIOs a entenderem em quais atividades focarem no futuro. O conhecimento de itens como relatórios de inspeção e de auditoria é importante, especialmente se eles forem entregues nos primeiros 100 dias do CIO.

Não há dúvida que, à medida que a tecnologia influencia cada vez mais operações de negócios, a função do CIO continuará sendo ampliada em responsabilidade compartilhada e grau de importância. Para minimizar os desafios usuais e transtornos que acompanham a maioria das transições de executivos, equipes seniores de TI deveriam já possuir um guia com orientações completo para apresentar aos seus novos líderes no primeiro dia de trabalho.

* Darren Topham é Diretor de Pesquisas do Gartner.

Fonte: PLANIN



Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder