Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Como iniciar a carreira de corretor imobiliário?

Como iniciar a carreira de corretor imobiliário?

24/06/2014 Germano Leardi Neto

Independente da formação, o mercado imobiliário abre espaço para quem quer ser corretor.

De graduados em áreas diversas, passando por jovens profissionais e até aposentados, o setor tem corretores profissionais de diversas origens, de engenheiros a advogados, atuando no ramo.

Os motivos são os mais variados: flexibilidade no horário de trabalho, possibilidade de ganhos financeiros maiores e melhoria na qualidade de vida. Outro fato que tem atraído gente para a carreira de corretor de imóveis é o crescimento fora do normal do mercado imobiliário. Enquanto o PIB brasileiro cresceu 2,3% em 2013, o setor apresentou um avanço de 13% no mesmo período. Se você quer dar uma reviravolta na vida e enxerga com bons olhos a carreira de corretor de imóveis, é bom se preparar!

Como nada nessa vida se resolve do dia para a noite, você precisa cumprir algumas etapas antes de vender a primeira casa. Vale lembrar que é fundamental que o seu início aconteça em parceria com uma empresa que possua trânsito fácil no mercado e que “abra portas” para você. Um cartão com um nome forte é a base sólida que você precisa para uma parceria de sucesso. Esta empresa deve ter um banco de dados confiável e farto, além de ferramentas de gestão que facilitem a adaptação rápida ao novo negócio.

Para entrar com pé direito na carreira, é bom ter um diploma na área. A formação pode ser feita na faculdade de Ciência Imobiliárias, com duração de 4 anos, ou no curso de Gestão Imobiliária, feito em 2 anos. Existe um caminho mais curto: realizar o curso de Técnico de Transição Imobiliária, que tem duração de 4 a 18 meses, dependendo da escola. Pesquise as escolas e faculdades mais respeitadas no mercado e confirme a legalidade delas junto ao Ministério da Educação. Isso, também, faz diferença. Mas, não dá para ignorar que a melhor faculdade é a vida e o trabalho.

Nada melhor do que colocar em prática tudo aquilo que você está vendo no seu curso. Aproveite esse momento para fazer estágios e observar como funciona o mercado para construir o seu próprio jeito de negociar. É comum algumas instituições de ensino indicar os estudantes para estágios. Mas, caso isso não ocorra, procure imobiliárias atuantes em sua região, onde você já está familiarizado. Terminada essa fase, só falta se registrar no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) do seu estado.

Apenas com a carteira vermelha você está autorizado a exercer a profissão de diversas maneiras: trabalhar como autônomo ou em uma imobiliária, captar imóveis e atuar, inclusive, como avaliador de imóveis. Com as três etapas acima, você já pode se tornar um corretor de imóveis. Para não ser apenas mais um no meio, é importante procurar cursos extras para complementar a sua formação. O conhecimento em Direito Imobiliário, por exemplo, é fundamental para construir uma carreira transparente. Boa sorte!

* Germano Leardi Neto é diretor de relações institucionais da franqueadora imobiliária Paulo Roberto Leardi.



Woody Allen e Dylan Farrow

A possível síndrome de falsas memórias.


A CPMF e a saída do seu autor

A CPMF foi mal porque, em vez de substituir outros impostos, constituiu-se em mais um.


CPMF: o que foi e como poderá ressurgir na reforma tributária

O Imposto sobre Transações Financeiras (ITF) poderá ser a recriação antiga CPMF.


O Brasil e a agropecuária sustentável

A pecuária brasileira tem se pautado ao longo dos anos pela sustentabilidade em toda cadeia produtiva e pela qualidade e segurança dos alimentos.


“Tô de férias, cadeia é férias pra mim”

É uma vergonha que delinquentes ainda venham desdenhar do sistema carcerário e das autoridades penais.


Locações de curta temporada em aplicativos

Saiba os direitos e deveres da propriedade imobiliária.


O Século das Cidades

“Não somos melhores, nem piores, somos iguais… melhor mesmo é a nossa causa…” (Thiago Mello)


Hollywood e o mundo real

Uma abordagem psiquiátrica do filme Gente como a Gente.


A liderança feminina e seus potenciais

Companhias que possuem, pelo menos, uma mulher em seu time de executivos são mais lucrativas.


A bolsa brasileira é a bola da vez

O ano de 2019 tem sido de recordes para o investidor brasileiro.


Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1º de setembro é comemorado o dia do profissional que promove a saúde e a qualidade de vida da população, o profissional de educação física.


A complexidade do saneamento

O Congresso Nacional tem a grande missão de dar um rumo certo para o saneamento brasileiro.