Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como iniciar a carreira de corretor imobiliário?

Como iniciar a carreira de corretor imobiliário?

24/06/2014 Germano Leardi Neto

Independente da formação, o mercado imobiliário abre espaço para quem quer ser corretor.

De graduados em áreas diversas, passando por jovens profissionais e até aposentados, o setor tem corretores profissionais de diversas origens, de engenheiros a advogados, atuando no ramo.

Os motivos são os mais variados: flexibilidade no horário de trabalho, possibilidade de ganhos financeiros maiores e melhoria na qualidade de vida. Outro fato que tem atraído gente para a carreira de corretor de imóveis é o crescimento fora do normal do mercado imobiliário. Enquanto o PIB brasileiro cresceu 2,3% em 2013, o setor apresentou um avanço de 13% no mesmo período. Se você quer dar uma reviravolta na vida e enxerga com bons olhos a carreira de corretor de imóveis, é bom se preparar!

Como nada nessa vida se resolve do dia para a noite, você precisa cumprir algumas etapas antes de vender a primeira casa. Vale lembrar que é fundamental que o seu início aconteça em parceria com uma empresa que possua trânsito fácil no mercado e que “abra portas” para você. Um cartão com um nome forte é a base sólida que você precisa para uma parceria de sucesso. Esta empresa deve ter um banco de dados confiável e farto, além de ferramentas de gestão que facilitem a adaptação rápida ao novo negócio.

Para entrar com pé direito na carreira, é bom ter um diploma na área. A formação pode ser feita na faculdade de Ciência Imobiliárias, com duração de 4 anos, ou no curso de Gestão Imobiliária, feito em 2 anos. Existe um caminho mais curto: realizar o curso de Técnico de Transição Imobiliária, que tem duração de 4 a 18 meses, dependendo da escola. Pesquise as escolas e faculdades mais respeitadas no mercado e confirme a legalidade delas junto ao Ministério da Educação. Isso, também, faz diferença. Mas, não dá para ignorar que a melhor faculdade é a vida e o trabalho.

Nada melhor do que colocar em prática tudo aquilo que você está vendo no seu curso. Aproveite esse momento para fazer estágios e observar como funciona o mercado para construir o seu próprio jeito de negociar. É comum algumas instituições de ensino indicar os estudantes para estágios. Mas, caso isso não ocorra, procure imobiliárias atuantes em sua região, onde você já está familiarizado. Terminada essa fase, só falta se registrar no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) do seu estado.

Apenas com a carteira vermelha você está autorizado a exercer a profissão de diversas maneiras: trabalhar como autônomo ou em uma imobiliária, captar imóveis e atuar, inclusive, como avaliador de imóveis. Com as três etapas acima, você já pode se tornar um corretor de imóveis. Para não ser apenas mais um no meio, é importante procurar cursos extras para complementar a sua formação. O conhecimento em Direito Imobiliário, por exemplo, é fundamental para construir uma carreira transparente. Boa sorte!

* Germano Leardi Neto é diretor de relações institucionais da franqueadora imobiliária Paulo Roberto Leardi.



O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder


O gato que caiu dentro das latas de tinta

Todas as histórias começam com Era uma Vez… A minha não vai ser diferente.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Apesar da polarização radical, brasileiros não abrem mão da Democracia

Desde as eleições presidenciais de 2018, temos percebido a intensificação da polarização política no país, com eleitores cada vez mais divididos.

Autor: Wilson Pedroso