Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como levar sua empresa para o mundo móbile

Como levar sua empresa para o mundo móbile

25/04/2011 Esther Hinrichsen

Cada vez mais as pessoas estão utilizando os smartphones para acessar a internet. Vários estudos apontam que daqui a três anos o acesso à rede por aparelhos celulares irá superar o do computador. Com isso, as empresas passam a ter necessidades de adaptarem seus sites, fazendo com que a navegação seja mais cômoda para esses usuários.

Algumas grandes empresas, como o portal Terra e UOL, já fizeram isso. No Terra, por exemplo, o endereço de acesso é o mesmo tanto para celular quanto para computador. É o próprio site que identifica se o usuário está utilizando um ou o outro e faz a adequação de layout automaticamente. 

O acesso à internet por smartphones são, na maior parte das vezes, mais lentos do que no computador. Além disso, a visualização é bem menor e a digitação mais complicada. Por isso, é necessário fazer certas adaptações que auxiliem os usuários a terem uma maior facilidade.

Para resolvermos o problema com a velocidade e a visualização, o mais recomendado é criar um layout diferenciado para os smartphones, utilizando menos imagens e textos e deixando os botões de acesso maiores.

Para facilitar a vida do usuário quanto à digitação, existem algumas alternativas no mercado como QR Code, onde se cria uma imagem que ao ser lida pelo smartphone, redireciona automaticamente para o link do seu site. Muitas empresas de vendas online têm utilizado esse recurso para facilitar o acesso do usuário a seus produtos e catálogos.

As empresas que não quiserem utilizar o QR Code podem criar links personalizados de acesso como “m.suaempresa.com.br”, mas lembre-se sempre que o usuário do smartphone não quer digitar muito e endereços eletrônicos compridos podem fazê-lo desistir de acessar seu link.

Muitas empresas utilizam algum tipo de CMS, que é um sistema de gestão de conteúdo de websites e intranets, como Joomla e Wordpress. Para ambos existem plugins que adaptam seu site para móbile. Já em outras ferramentas, algumas vezes não é possível, sendo necessário criar um layout exclusivo para o acesso por smartphone.

E se dentro do meu site existir um sistema, tem como adaptá-lo? Depende muito de qual foi a linguagem utilizada para desenvolver esse sistema. No caso dele ter sido desenvolvido em PHP é possível fazer essa adaptação. A única parte que precisará ser alterada é o layout. O resto, como consultas à base de dados, por exemplo, não terá nenhuma modificação.

O mundo está avançando e cada vez mais as pessoas necessitam acessar a internet em qualquer lugar e a qualquer hora. Por isso, investir na adaptação do seu site e/ou sistema web para acesso via smartphones é muito importante. É uma maneira de mostrar a seus clientes que você está pensando na comodidade e na praticidade dele.

* Esther Hinrichsen é técnica em informática e desenvolvedora web da dBrain, agência especializada em marketing de canais.



Missão do avô

Na família os avós são conselheiros dos pais e dos netos.


A importância das relações governamentais e institucionais

As relações governamentais e institucionais têm sido um instrumento de alta relevância para qualquer organização no atual momento político brasileiro.


Namoro na adolescência: fato ou fake?

O início da adolescência coincide com o final do Ensino Fundamental, fase em que desabrocham as paixões e, com elas, o convite: “quer namorar comigo?”.


Autobiografias: revelações das experiências em família

A curiosidade de muitas pessoas sobre a (auto) biografia de personalidades tem se tornado cada vez mais crescente, nos últimos anos.


What a wonderful world

Louis Daniel Armstrong foi um cantor e instrumentista nascido na aurora do século 20, e foi considerado “a personificação do jazz”.


A violência doméstica

Em Portugal, desde o início do ano, apesar de se combater, por todos os meios, a violência na família, contam-se já mais de uma dezena de mulheres, assassinadas.


O desrespeito ao teto constitucional e o ativismo judicial

O ativismo do Executivo e do Judiciário está “apequenando” o Legislativo.


Indicadores e painéis urbanos aliados à administração pública

A cidade com fatos visualizados está remodelando a forma como os cidadãos e gestores vêm a conhecê-la e governá-la.


Os perigos do Transporte Aéreo Clandestino

Os regulamentos aeronáuticos buscam estabelecer critérios mínimos a serem seguidos pelos integrantes da indústria em questão.


A agenda do dia seguinte

A reforma da Previdência será aprovada no Congresso, salvo fatos graves e imprevistos. A dúvida, hoje, se restringe a quanto será, efetivamente, a economia do governo, em dez anos, já que as estimativas variam entre 500 a 900 bilhões de reais.


Comissão de Justiça e Paz

A CJP de Vitória foi criada em 1978 pelos Bispos Dom João Baptista da Motta e Albuquerque e Dom Luís Gonzaga Fernandes.


A sabedoria dos mineiros em ajudar os menos favorecidos

Há quatro organizações não governamentais de assistência social situadas em Belo Horizonte que estão fazendo um trabalho maravilhoso para ajudar os menos favorecidos.