Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como manter a pele saudável no inverno

Como manter a pele saudável no inverno

31/08/2018 Natali Moraes

Foi-se o tempo em que o inverno era sinônimo de frio.

Atualmente, o período que dura até setembro apresenta muitas variações no clima, o que faz muita gente se confundir sobre a maneira correta de cuidar da pele. Ao ver os braços e pernas um pouco mais ressecados nos dias frios, por exemplo, muita gente recorre aos óleos corporais, mas é importante ressaltar que eles não hidratam a pele.

Outro erro - mais preocupante - é deixar de usar o protetor solar no inverno. Ele é muito importante e deve ser usado nas quatro estações, pois os raios ultravioletas estão presentes em todas elas e podem favorecer o envelhecimento precoce da pele.

Os lábios também merecem atenção nessa época, pois podem sofrer ressecamento por conta da temperatura e da exposição ao vento frio. O hábito de passar a língua ao redor dos lábios para diminuir o aspecto seco, só piora e ainda contribui para o surgimento de fissuras. Para prevenir, o recomendável é usar hidratante labial com protetor solar.

Atenção na hora do banho


Durante o inverno diminuímos a transpiração corporal, o que pode significar menos banhos ao dia para alguns. No entanto, os banhos costumam ser mais quentes no período, o que facilita a remoção do manto lipídico natural da pele e resulta em ressecamento. Por isso, devemos ter alguns cuidados para manter a pele saudável durante o inverno, como:

- Não tomar banho muito quente e demorado;

- Não usar buchas;

- Preferir sabonetes suaves e hidratantes;

- Usar um bom hidratante após o banho.

É importante lembrar que informações são importantes, mas não substituem a consulta médica. Cada pele e organismo reage de um jeito perante as alterações climáticas, por isso busque orientação especializada para tirar dúvidas ou iniciar um tratamento.

* Natali Moraes é médica do ambulatório de dermatologia da Doktor´s, clínica médica popular localizada em São Paulo.

Fonte: Agência Nina



O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder


O gato que caiu dentro das latas de tinta

Todas as histórias começam com Era uma Vez… A minha não vai ser diferente.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Apesar da polarização radical, brasileiros não abrem mão da Democracia

Desde as eleições presidenciais de 2018, temos percebido a intensificação da polarização política no país, com eleitores cada vez mais divididos.

Autor: Wilson Pedroso