Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Como manter o brilho nos olhos perante as situações da vida?

Como manter o brilho nos olhos perante as situações da vida?

12/12/2012 Eliane Quintella

Aprendemos toda vez que caímos. Isso é bom. Cuidado, porém, quando perceber que o medo começou a reinar em sua vida, pois quando isso acontece a dura verdade é que resta pouca vida plena e transborda vazio.

A vida precisa ser vivida com brilho nos olhos e qualquer outra coisa é uma cópia barata que não vale a pena. Como manter o brilho nos olhos? É só seguir sua vontade, seu instinto, seu coração ou sexto sentido. Dê o nome que quiser.

Os mais precavidos trarão uma lista lógica, racional e precisa de todos os contras para que você não faça “essa bobagem”.  Rasgue a lista e jogue-a ao vento. Se acreditar de verdade em você, já deu certo. Eu sei que as dificuldades baterão à sua porta. Muitas, acredite.

Talvez mais até do que você podia imaginar no seu pior pesadelo. Eu sei, também, que se você acredita mesmo, de um jeito ou de outro, você conseguirá superá-las. “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”. Você já ouviu essa frase de Jean Cocteau antes? Pois é, às vezes é preciso simplesmente não saber. Arriscar para valer. Mergulhar nas profundezas.

Seguir aquela loucura que faz seu coração bater mais rápido e suas pernas começarem a correr. Permita-se viver seu sonho dourado. Não o macule com uma tabela de excel. Para aquilo que nos é sagrado, temos força de leão e não desistimos até conquistarmos a vitória. Poderão chamá-lo de louco, irresponsável, ingênuo e até bobo. Não importa. Você é que está vivo e são seus olhos que estarão brilhando de felicidade.

*Eliane Quintella é escritora.



Mass-Media “mascarada”

A semana passada, aventurei-me a sair, para um longo passeio, na minha cidade. Passeio a pé, porque ainda não frequentei o transporte público.


A quarentena e as artes

Schopenhauer foi um filósofo que penetrou no âmago do mundo.


O legado da possibilidade

Quando podemos dizer que uma coisa deu certo? O que é, afinal, um sucesso?


O que diabos está acontecendo?

A crise está a todo vapor e acelerando tendências que levariam décadas para se desenrolar.


STF e o inquérito do fim do mundo

Assim que o presidente da Suprema Corte determinou a abertura do inquérito criminal para apurar ameaças, fake news contra aquele sodalício, nomeando um dos ministros da alta corte para instaurá-lo, de ofício, com base no artigo 43 do Regimento Interno, não vi nenhuma ilegalidade.


As décadas de 20

A mais agitada década de vinte de todas foi a do século XX.


Nós acreditamos!

A história ensina lições. Muitas lições.


A saúde do profissional de educação em tempos de pandemia

Muitos profissionais tiveram que se adaptar por causa da pandemia.



“Quem viva?! …”

Contava meu pai, com elevada graça, que tivemos antepassado, muito desenrascado, que sempre encontrava resposta pronta, na ponta da língua.


Super-mãe. Eu?

Lembro-me de um episódio que aconteceu há alguns anos atrás e que fez com que eu refletisse seriamente sobre meu comportamento de mãe.


Inaugurada a era das assembleias virtuais

A pandemia acelera a digitalização nos condomínios.