Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como motivar quando a economia não ajuda?

Como motivar quando a economia não ajuda?

09/08/2015 Eduardo Ferraz

O ano de 2015 tem sido bastante complicado para muitas empresas, com economia retraída, cortes de investimentos, aumento de impostos e inflação em alta, empresários estão fazendo o que podem para manter suas atividades em ritmo satisfatório.

A mesma dificuldade se dá na gestão dos funcionários.

Apontado como o segundo meio de atração de profissionais segundo pesquisa do Grupo Catho, está cada vez mais difícil promover aumentos salariais, bonificações e outros benefícios.

Além disso, a produtividade está diretamente ligada à motivação. Manter uma equipe motivada e feliz é fundamental para garantir um ambiente corporativo mais produtivo.

Neste cenário, o que fazer para manter a equipe motivada, a produtividade e reter os bons talentos?

Basicamente, é preciso estar atento a outras formas de motivação não monetária como segurança, aprendizado e reconhecimento.

Hoje, tão ou mais importantes, em alguns casos, que o dinheiro. Qual o papel do líder nesta equação? Quanto mais complicado for o contexto, mais desafiador será incentivar a equipe.

É muito mais honesto o chefe dizer “pessoal, a situação é grave, não vou tapar o sol com a peneira, mas crises vão continuar indo e voltando, só que nesse momento, nos próximos meses vou precisar do máximo de empenho e dedicação, de esforço, de comprometimento, até passar essa tempestade”.

As pessoas ficam muito mais inseguras e muitas vezes mais preocupadas em manter o próprio emprego do que trabalhar em equipe.

Cabe ao gestor persuadir as pessoas a trabalharem melhor em grupo e melhorar os resultados até a crise diminuir.

Sobre reter ou não a equipe, o jogo também deve ser limpo “o que eu posso dizer é que eu farei o máximo para não demitir, agora quando eu tiver que cortar custos por motivos que eu não consiga controlar vocês serão os primeiros a saber”.

Quando o chefe faz um discurso duro, mas mostra a realidade como ela é, ao invés de gerar pavor, acaba conquistando o respeito das pessoas.

É nessa hora de dificuldade que um bom líder, faz uma enorme diferença e, às vezes, esse discurso aliado à prática consegue o fôlego que a empresa não teria.

* Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 25 anos e autor de livros como Seja a pessoa certa no lugar certo e Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa, pela Editora Gente.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves