Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como o Manifesto Ágil pode apoiar a gestão de pessoas?

Como o Manifesto Ágil pode apoiar a gestão de pessoas?

05/06/2016 Luciene Martins

Para a eficácia de um sistema de gestão nas corporações é preciso equilíbrio entre pessoas, processos e tecnologia.

O pensamento ágil é uma cultura; um movimento que está muito além de uma metodologia ou de um framework, que é um conjunto de conceitos. Ele atua diretamente no mindset - configuração da mente em uma tradução literal - das corporações e das pessoas, trazendo novos paradigmas para a gestão de pessoas.

Esses frameworks sustentam-se no agile mindset, ou seja, em uma mentalidade ágil, que é a crença de que podemos melhorar ao longo do tempo e de que nossas habilidades não são fixas. Uma mentalidade de aprendizado e crescimento contínuo. Para a eficácia de um sistema de gestão, as corporações precisam estar alicerçadas no equilíbrio de três elementos: pessoas, processos e tecnologia. Mas por qual deles devemos começar?

Um dos princípios chaves do Manifesto Ágil é "indivíduos e interação mais que processos e ferramentas". Isso não significa que não vamos olhar para os processos e ferramentas, mas que, em primeiro lugar, devem estar as pessoas e as interações entre elas, que por sua vez serão suportadas pelas ferramentas e orientadas pelos processos.

O Scrum e o Kanban são duas ferramentas de processo de mudança que vão ajudar as pessoas a trabalhar de maneira mais eficaz, gerando mudanças evolucionárias, reduzindo desperdícios e proporcionando um ambiente de melhoria contínua, no qual os problemas tornam-se visíveis e as pessoas emocionalmente engajadas nas mudanças. Ambos os frameworks utilizam da gestão visual, uma das principais estratégias dessas ferramentas, para promover o engajamento e o compartilhamento de informações entre os envolvidos.

Com esses novos paradigmas, o tradicional modelo de gestão baseado no conceito "comando-controle", segundo o qual o bom gestor precisa saber cobrar bem e a palavra de ordem é a produtividade, está sendo reinventado. Gestão não é controle. Controle é sintoma de falta de gestão. A ideia é transformar o papel do gestor. Ele deve trabalhar como uma espécie de guia para a formação de um time auto-organizado e autogerenciado.

Os gestores precisam ter cuidado com a visão míope: informações que venham de uma única direção, com um único diagnóstico. A obra de Jim Womck, "Caminhadas pelo Gemba", é um alerta para líderes que administram de sua sala, sem verificar o que de fato acontece. O autor mostra que é um perigo focar na resolução dos problemas, mas não na sua causa. Ao lidar com situações difíceis, é crucial compreender como elas foram originadas.

É necessário trabalhar a visão sistêmica. Mesmo dentro de estruturas de departamentos e de especialidades técnicas, equipes e gestores precisam ter a visão e o comprometimento pelo todo. A responsabilidade sobre o sucesso ou fracasso do projeto deve ser compartilhada com a equipe.

Por isso, para conseguir um melhor resultado, o time deve adotar uma postura colaborativa, ajudando uns aos outros, transferindo conhecimento e aprendendo ao mesmo tempo. A partir daí é necessário atuar com sabedoria. E o que é sabedoria? Sabedoria é diferente de conhecimento. Não basta saber, tem que agir. Sabedoria é ação.

*Luciene Martins é formada em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com certificações Project Management Professional (PMP), PCC - Professional Coach Certification (SLA Coaching) e PDC - Professional DISC Certification (SLA Coaching). Atualmente, é Líder de Equipe da LG lugar de gente, onde é responsável pelo projeto de implantação das metodologias ágeis Scrum e Kanban.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes