Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como se faz um corrupto

Como se faz um corrupto

25/03/2020 Humberto Pinho da Silva

Vou-vos contar uma história. História verídica, segundo a senhora que me contou, ocorrida com familiar, que esteve preso.

Não é alegre, nem tem fim feliz, mas serve para verificar como nasce um corrupto.

Alberto (nome fictício,) era um jovem que nasceu no seio de família cristã. A mãe, profundamente católica, educara-o dentro dos parâmetros do catolicismo.

Certa ocasião, o rapazinho, ao regressar do colégio, encontrou, na rua, porta-moedas, com dinheiro – quantia insignificante. Ao chegar a casa, abeirou-se da mãe, e entregou-lhe. Esta, depois e verificar o conteúdo, disse-lhe:

– Alberto: não devemos ficar, com nada que não seja nosso. É feio e pecado. Vai, e entrega-o na polícia ou lança-o num marco postal.

Assim fez. Entretanto o jovem, cresceu; e empregou-se na firma onde o pai trabalhava.

Feito curto estágio, o patrão – que era paternalista, – resolveu entregar-lhe o cargo de compra de material, já que seu pai e avô, sempre foram trabalhadores irrepreensíveis e honestíssimos.

Alberto, seguindo a norma da casa, pedia três orçamentos, levava-os ao chefe de contabilidade, que escolhia. Por vezes, este, solicitava-lhe uma ou duas facturas de artigos diferentes do que comprava. Dizia-lhe que era para acertar, as verbas, que dispunha.

Tudo corria bem, até que colegas da contabilidade vieram ter com ele, propondo-lhe um “negócio”.

“Negócio” que todos faziam e que todos lucravam: compravam produtos: canetas permanentes, livros, discos, etc.…. etc. e pediam facturas de: papel de máquina e “químicos”.

Alberto hesitou, quis dizer que não, mas era tímido, além disso os colegas eram-lhe superiores hierárquicos. Contrariado, cedeu. Para ele, ficou apenas um dicionário de português (!)… …

O tempo correu… Até que a secretaria fez requisição de papel. Não havia em stock. O facto foi levado ao patrão, que mandou chamar o Alberto.

Logo o mais astuto da contabilidade, declarou:

- “Quem vai falar, sou eu.”

Não conheço o que disse. Sabe-se que ao sair do gabinete, declarou:

- “Tudo resolvido. O que é preciso é ter lábia. Se fosse o rapaz, metia os pés pelas mãos, e todos ficávamos mal.

Alberto respirou fundo, e rezou à virgem por não ter sido descoberto. Mas… pouco tempo depois, fornecedor habitual da firma, disse-lhe à puridade:

- “Você pode ganhar muito, de forma legal. Peça dois orçamentos e depois, mostramos Eu elaboro um mais barato. Dou-lhe três por cento ou dez, conforme os lucros.

Alberto, que era extremamente escrupuloso e honestíssimo. Cedeu… Assim se fez corrupto…

* Humberto Pinho da Silva

Fonte: Humberto Pinho da Silva



Conhecimento gera crescimento

O currículo costuma ser a principal referência de uma empresa para entender se um candidato atende ou não aos requisitos que ela necessita para ocupar uma determinada vaga.


Ser mãe é padecer… de cansaço?

Há um ditado que afirma que “ser mãe é padecer no paraíso”, remetendo às contraditórias emoções que seriam desencadeadas pelas vivências cotidianas da maternidade.

Ser mãe é padecer… de cansaço?

Eleições e os bélicos conflitos entre os Poderes

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, e, agora, as Forças Armadas estão aumentando a ofensiva contra a transparência e a segurança do processo eleitoral no Brasil.


Os amores de Salazar

O conceito que se tem de Salazar, é de político solitário, déspota e por vezes impiedoso. Mas seria o estadista, realmente, assim?


A importância da diversificação de investimentos em diferentes segmentos

Mesmo com os desafios impostos por dois anos de pandemia, o volume de investimentos para iniciativas brasileiras em 2021 foi expressivo.


Bullying: da vítima ao espectador

O bullying é um tipo particular de violência, caracterizado por agressões sistemáticas, repetitivas e intencionais, contra um ou mais indivíduos que se encontram em desigualdade de poder, gerando sofrimento para as vítimas, agressores e comunidade.


Desafios e oportunidades para o saneamento

Considerado um dos menos atrativos na infraestrutura, o setor de saneamento passa por uma profunda mudança de paradigma com a aprovação da Lei 14.026/2020.

Desafios e oportunidades para o saneamento

Os desafios de lidar com maternidade e realização profissional

A experiência da maternidade é o momento mais importante na vida da mulher, no entanto um dos mais preocupantes também.


Como a inteligência de dados auxilia o Open Finance

Imagine que a sua televisão está com defeito. Você busca um modelo um pouco melhor na internet (afinal, você merece) e decide comprá-la em algumas suaves prestações.


Evolução da telessaúde

Maior segurança e respeito à autonomia de profissionais e pacientes.


Explore seu universo de possibilidades

Você sabia que o ser humano enfrenta em média 23 adversidades por dia?


Um doidivanas incorrigível

Todos reconhecem Camilo Castelo Branco, como escritor talentoso. Admiram-lhe a riqueza do vocabulário e a vernaculidade da prosa.