Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como ser feliz no casamento

Como ser feliz no casamento

16/11/2011 Rebeca Fischer

Você que me lê agora, provavelmente está esperando uma fórmula para ser bem sucedido no casamento. Afinal, quem não gostaria de tê-la? Infelizmente, não existe fórmula, porém, algumas considerações são importantes.

Quem pensa em casamento, provavelmente pensa em relacionamento para sempre. A ideia, fascinante a princípio, deve ser considerada. Certeza absoluta quem terá? Não, você não terá, da mesma forma que, se abrir um negócio hoje, nunca saberá ao certo se ele vingará. Entretanto, se você cuidá-lo, se você se empenhar, se buscar inovações, colocar amor, muito amor, sim, terá grande chance de consegui-lo. E, assim como um negócio, o casamento deve ser constantemente avaliado. Da mesma forma que você provavelmente cuida de um veículo novo, leva-o à manutenção de tempos em tempos, deverá fazê-lo com o seu relacionamento.

Tenho conversado com pessoas que buscam aflitas a certeza de estarem escolhendo a pessoa certa. Bem, certa para quê? Certa para quem? Parece bobagem mas algumas pessoas ainda se preocupam em agradar amigos e familiares e esquecem de perguntar se conseguem imaginar-se interessadas por esta pessoa mesmo após a paixão passar. Sim, acreditem, a paixão passa, mas o que fica, tranquilizem-se, é uma calma que aquece a alma, embala o coração. Sim, isto poderia ser uma evidência a ser seguida. Uma “ponte ao futuro” a ser feita neste exato momento, para você querido leitor, que está se perguntando o que falta para tudo isto acontecer. Assistimos constantemente a filmes românticos e imaginamos que a evidência seria exatamente esta. Jantares à luz de velas todas as noites, casinha arrumada impecavelmente, bom humor diário, flores te surpreendendo ao abrir a porta.

Não, não quero tirar a sua ilusão, não quero te dar um banho de água fria e dizer que tudo isto é bobagem. Tudo isso é muito importante para manter acessa a chama do amor. Na paixão você não se preocupa com isto pois as labaredas que mantêm o calor parecem infinitas. Mas elas apagam se não forem cuidadas. E é importante lembrar que roupa suja, pia cheia de louça e poeira na casa te acompanharão. E, se você estiver preparado, seu dia a dia pode ser intenso mesmo tendo que investir num pouco de trabalho a mais. O mais importante de tudo isto são os valores que te acompanharão. Se a pessoa escolhida preencher este quesito básico, vá em frente. É uma pessoa que te preenche com o que é importante para você? Vá em frente. E prepare-se para dividir muitos momentos juntos. Se tivesse que dar uma definição de casamento, diria que é uma oportunidade ímpar de dividir, somar, multiplicar e subtrair.

Usar todas estas funções matemáticas de maneira que você, no final, tenha colecionado experiências positivas, aprendido a viver a dois, e deixado para trás as dores, as decepções, tristezas e desapontamentos, entendendo que quem estiver com você também estará conhecendo um você que não conhecia, que também estará, em alguns momentos, se desapontando com as expectativas ilusórias que um dia fez a seu respeito, que não correspondiam a quem exatamente você era. E sabe por quê? Porque nem mesmo você se conhecia o suficiente para avisá-lo a respeito. Portanto, caro leitor, sim, você pode ser muito feliz no casamento, desde que conte com as possibilidades infinitas de se surpreender, dia após dia.

Algumas vezes com detalhes não tão positivos, outras com a delícia de poder observar o quanto a maturidade o sustenta e você pode aguentar uma ou outra situação não planejada. E para finalizar, separar-se hoje é muito fácil. Trabalhoso mesmo é enfrentar, encarar a dificuldade e acreditar que seja lá o que estiver acontecendo, os fortalecerão. Convido-os a considerar estas colocações, de uma pessoa que está vivendo um relacionamento duradouro.

Rebeca Fischer* é psicóloga e instrutora da SBPNL - Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli