Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como será a sala de aula do futuro?

Como será a sala de aula do futuro?

30/06/2012 Valmor Bolan

Qual o futuro da sala de aula? Questões como esta há tempos levam os especialistas a projetarem possibilidades, para melhor planejar e prever como tornar melhor o ensino.

É certo que a Internet provocou uma revolução inimaginável, especialmente pela facilidade de acesso a tantas informações. Tais tecnologias favorecem a atual geração de estudantes, que de modo muito mais rápido têm condições de fazer pesquisas e obter dados em muito menos tempo do que no passado.

Percebemos também que empresas culturais, entidades que lidam com a preservação do conhecimento, museus, etc., têm conseguido organizar muito melhor seus acervos, digitalizando documentos, fotografias, áudios e vídeos, oferecendo assim uma gama de oportunidades que não tínhamos antigamente ao nosso dispor.

O x da questão é como otimizar tudo isto, como ter um aproveitamento que realmente faça a informação se tornar conhecimento, pois o grande desafio é saber selecionar tudo isto, linkar as coisas certas, fazer as devidas associações, enfim, armazenar e organizar tantas informações, de modo que possamos entender melhor a realidade em que vivemos, e interagir com soluções mais apropriadas para os problemas que continuam a exigir de nós soluções inteligentes e eficazes. A sala de aula não será a mesma. O professor de avental branco e giz já não dão conta do contexto atual e as demandas existentes.

É preciso investir também para tornar a sala de aula melhor estruturada, com data-show para exibição de filmes, aulas em power-point, etc. Dependendo do número de alunos o professor precisa ter microfone, porque não há voz que aguente uma sala numerosa, muitas vezes sem ventilação e com interferências de outros barulhos que vem de fora, e até me som da agitação dos alunos.

A voz precisa chegar a todos, para que haja uma audição que permita ouvir com clareza o que diz o professor. Seria interessante que todas as mesas de alunos fossem apropriadas para instalação de notebooks, com acesso a Internet, pois facilitaria muito as pesquisas, a busca de complementos de dados, e até mesmo uma interação com redes sociais. Uma aula bem preparada, com power-point, texto e imagens enxutas, bibliografia, etc., ajuda, e muito, para que o aluno se interesse mais pelas questões desenvolvidas, e o professor age como um facilitador do processo, e até um estimulador.

As atuais tecnologias da informação podem, sim, favorecer o processo de aprendizagem, mas nada disso substituirá o professor, que será como uma espécie de maestro, dando direção, fazendo as abordagens, levando o aluno a aprender a pensar, a ter criatividade, a ser uma cabeça pensante crítico e construtivo. Ainda veremos muitas outras mudanças.

É possível que o ensino a distância (EAD) também seja ampliado, que haja professores particulares que interajam com alunos em redes virtuais, que dêem aulas em casa, para estudantes que estejam em centros de pesquisas ou mesmo em suas casas. Tudo é possível. Mas sempre haverá mestres e alunos, quem ensina e quem aprende, e ambos no constante processo de maturação de suas capacidades e potencialidades.

Aqueles que se dedicarem com seriedade, que estudarem e souberem lidar com estas novas realidades, terão sucesso profissional e pessoal, e perceberão que as tecnologias podem trazer mais benefícios do que imaginamos. Tudo é uma questão de saber como utilizar tudo isso em favor da vida.

Valmor Bolan é Doutor em Sociologia e Presidente da Conap/Mec (Comissão de Acompanhamento e Controle Social do Prouni).



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado