Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como superar medos que impedem de realizar sonhos?

Como superar medos que impedem de realizar sonhos?

11/04/2018 Eduardo Shinyashiki

Existem momentos na vida em que queremos seguir em frente e evoluir, mas os medos nos impedem.

Medo da mudança, do novo, do fracasso, medo de decepcionar as pessoas, dos julgamentos de terceiros, entre muitos outros. O medo paralisa as pessoas e as impedem de caminhar pela vida com segurança e conquistar seus objetivos.

Embora seja positivo em alguns casos, por nos proteger e impedir que nos machuque, o medo também pode causar bloqueios e acomodação. Por isso, é tão necessário que se descubra como superar os medos.

O tema é amplo e complexo, mas para te ajudar, preparei essas quatro dicas fundamentais sobre como superar os medos limitantes e conquistar tudo que você almejar:

1º. Capacitar-se

Em qualquer área da vida que você busque crescer, é fundamental que se prepare antes. Se for profissionalmente, por exemplo, é preciso que busque aprender sobre o assunto, para que assim consiga se sobressair.

Já na área pessoal, procure se conhecer melhor e fortaleça sua inteligência emocional. À medida que se torna um especialista sobre o assunto e tendo domínio do seu universo interior e das suas emoções, naturalmente terá coragem de enfrentar qualquer desafio que apareça e superar seus medos.

2º. Acreditar em si

Fortalecer a confiança nas suas capacidades e possibilidades de realizar ajuda a superar seus medos. Isso nem sempre é simples, mas se torna possível à medida que começar a enxergar os seus pontos positivos. Embora em alguns momentos na vida seja normal que se sinta inseguro em relação a suas habilidades, reconheça que todos têm suas qualidades e você tem seus talentos e competências. Não deixe que ninguém faça com que você acredite no contrário disso.

Experimente um exercício diário de encontrar uma qualidade em você e anote, tomando cuidado para não repeti-la. E assim, com o passar do tempo, terá uma lista que sempre te lembrará de que pode confiar em você mesmo.

3º. Desapegar do comodismo

Outro obstáculo que faz com que as pessoas não consigam superar medos é o fato de não quererem se arriscar por estarem presas a uma situação cômoda, uma zona de conforto. Esse comodismo em certas situações contribui para que a pessoa permaneça em um estado por vezes medíocre, ao invés de superar a inércia, dar movimento à vida e buscar sua meta.

4º. Encarar derrotas como aprendizado

O fracasso tem sua função e não há razão para temê-lo, pelo contrário, o erro é humano e o aprendizado vindo dele será a chave para aprender a superar seus medos e finalmente chegar ao resultado escolhido, conquistando tudo aquilo que sempre almejou.

Uma derrota é tão importante quanto uma vitória, quando com ela aprendemos e crescemos enquanto ser humano e nos fortalecemos para realizar os nossos sonhos. Refletir sobre esses quatro pontos é o primeiro passo para a transformação e para mudar o ponto de vista e enxergar você mesmo e o mundo de forma diferente.

Continue procurando e seguindo o caminho do conhecimento e do autodesenvolvimento. Pesquisando e buscando enriquecer sua mente e seu coração. Dentro de você existe um poder extraordinário para ir além dos medos e das adversidades. Permita-se acessá-lo e reconhecê-lo e dizer sim para você e para a plenitude da sua vida.

* Eduardo Shinyashiki é presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki, mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal.

Fonte: Agência Nina



Insetos na dieta

Aproximadamente dois bilhões de pessoas em 130 países já comem insetos regularmente.


Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas

Desde o início da infância, as pessoas aprendem um conjunto de comportamentos que são utilizados nas diferentes interações sociais.


Entenda porque amor é diferente de paixão

Você sabe diferenciar o amor da paixão?


A finalidade e controle das ONGs

O mais adequado não é combatê-las, mas manter sob controle as suas ações como forma de evitar desvio de finalidade, corrupção e outras distorções.


A reforma da máquina pública

A aprovação da reforma da Previdência, pela Câmara dos Deputados, é um avanço do governo.


Os desafios da maternidade e do mercado de trabalho

Ter filhos não é fator de impedimento para uma mulher trabalhar.


Todos querem ser ricos…

Mais vale pobreza, com paz e consciência limpa, que riqueza, sem sossego, alma escurecida, e pesados de remorsos.


A importância de empoderar nossas meninas

Fatores culturais de valorização do masculino, enraizados desde sempre na nossa sociedade, afetam a autoestima e a confiança feminina.


Advogados e Cursos jurídicos

Onze de Agosto é o Dia da Fundação dos Cursos de Direito e é também o Dia do Advogado.


Empresas e paternidade: uma mudança a ser nutrida

Daqui a cinco ou dez anos, nem você nem ninguém se lembrará com precisão da tarefa que está fazendo no trabalho neste minuto.


Ética de advogados e juízes

A advocacia e a magistratura têm códigos de ética diferentes.


Quem se beneficia da coisa pública é corrupto

Coisa pública não pode ser confundida com coisa privada.