Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como utilizar 13º salário para pagar dívidas

Como utilizar 13º salário para pagar dívidas

10/12/2014 Emanuel Gonçalves da Silva

As dividas que envolvem a subsistência do consumidor é que devem e merecem total prioridade de pagamento.

Fico observando reportagens que são publicadas pela grande mídia constantemente nesta época do ano induzindo o consumidor para utilizar o dinheiro extra do décimo terceiro salário para pagar dívidas.

Temos no Brasil um índice de inadimplência elevadíssimo e não posso discordar que este dinheiro extra pode e deve ser utilizado para reduzir esta inadimplência.

Discordo frontalmente é que praticamente todas as reportagens, com o respaldo e opiniões de renomados comentaristas, afirmam que as dividas com cartões de crédito e cheques especiais devem ser priorizados os pagamentos em função dos juros mais elevados aplicados nestas operações.

Se você tem dividas recente e utilizou todo seu limite do cartão de crédito e do cheque especial, obviamente, eu também faço esta recomendação, até porque este pagamento pode zerar estas dividas e então você vai se livrar em continuar pagando juros elevadíssimos.

Mas, observe que eu mencionei, dividas recentes, onde você pode utilizar o décimo terceiro mês e assim se reorganizar para utilizar o cartão de crédito e o cheque especial de forma consciente e jamais voltar a utilizá-los desordenadamente.

Acontece que a grande maioria dos consumidores tem dívidas que não são recentes e não estão inadimplentes apenas no cartão de crédito e no cheque especial.

A maioria dos consumidores estão endividados também com financeiras, com cheques sem fundos devolvidos, com o financiamento de veículos, e principalmente dívidas que envolvem suas subsistências e ou de suas famílias como condomínio, água, luz, telefone, escola e ou faculdade, iptu, aluguel, etc. etc.

Portanto, na minha opinião estas dividas que envolvem a subsistência do consumidor é que devem e merecem total prioridade de pagamento na utilização desse rico dinheirinho extra que é o décimo terceiro salário.

Primeiro você precisa reorganizar sua vida pessoal e de sua família, priorize e pague seu condomínio, sua luz, seu telefone, seu iptu, enfim, restabeleça sua subsistência e depois renegocie e pague as demais dívidas.

Se os juros do cartão de crédito e do cheque especial são mais altos, resista e saiba que eles vão reduzir, quanto mais tempo passar mais eles reduzem, é assim que funciona.

Fonte: EGS Assessoria de Imprensa

* Emanuel Gonçalves da Silva é Consultor de Dívidas

 



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves