Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como vencer o medo da mudança

Como vencer o medo da mudança

25/06/2018 Ana Slaviero

O medo é natural e necessário. Medo faz parte de nós, do nosso instinto de preservação.

Como vencer o medo da mudança

Muitas vezes temos medo porque não vemos com clareza, pois o medo é um estado de alerta. Quando passamos a ver com clareza nos libertamos do medo. Enfrentamos o medo com o contraponto da coragem.

Entretanto, a coragem não é a ausência de medo, mas a capacidade de enfrentá-lo. Toda a mudança produz, inicialmente, um momentâneo desequilíbrio e desconforto. É neste momento que pode surgir o medo.

Exemplos clássicos são as mudanças de cidade, de escola, ou de emprego...Ou mudanças ainda mais radicais como casamento, separação, ou um procedimento cirúrgico... Quem já não teve momentos de medo? Gosto de citar o meu próprio exemplo em que já enfrentei momentos de medo.

Quando, em 2006, eu deixei o abrigo, proteção, conhecimento e segurança de 25 anos em uma instituição religiosa para arriscar uma nova vida, senti medo. Ao recomeçar a minha vida fora da instituição religiosa, com poucos recursos financeiros e materiais, precisei recomeçar a minha história. História que conto no eu livro “De Freira a Coach”, onde mostro a certeza de que cada dia é uma nova possibilidade de transformação e superação do medo.

Existem coisas que você pode fazer para superar o medo da mudança. Vou passar a seguir três dicas para que você possa superar o medo de uma mudança, seja pessoal ou profissional.

1 - Uma das primeiras coisas é a batalha com a sua mente. O pensamento inicial é de que a mudança possa não dar certo. Sempre que surgir esta sensação, você precisa estar atento para mudar este padrão de pensamento. Substitua-o por um pensamento positivo e afirme com clareza a si mesmo de que vai dar certo. Este exercício deve ser constante.

2 - Toda mudança precisa de um planejamento. Eu, particularmente precisei fazer uma mudança abrupta, pela necessidade de uma decisão urgente. Entretanto é sempre aconselhável o prévio planejamento de uma mudança. Por vezes é importante planejar a mudança com a sua família, planejar a parte financeira, quais os passos que você precisa dar, criar uma rota de ação.

3 - Estabelecer data e horário para iniciar a mudança. Para sair da zona de conforto, para entrar em ação e ter a clareza de qual o primeiro passo que você vai dar, escreva as coisas que você precisa executar, estabelecendo com clareza a data e mesmo horário em que será executado.

Mudança dá trabalho e precisamos nos preparar, pois são as mudanças que nos proporcionam a evolução. Imagine se eu não tivesse tomado a decisão de mudar. Provavelmente não estaria hoje aqui falando com você.

Encare a mudança de forma positiva, seja protagonista nos processos de mudança. Desapegue-se do passado e viva seu presente, pois quem vai mudar a sua vida é você. Se tudo que eu estou te falando está fazendo sentido até aqui, é sinal que você está começando a entender os princípios da transformação que você quer para sua vida e para sua carreira.

* Ana Slaviero é especialista em transição de carreiras, palestrante e coach.

Fonte: WH Comunicação



O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan