Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Complexo de Vira Lata

Complexo de Vira Lata

17/07/2012 Marcus Granadeiro

Filho de engenheiro, cresci ouvindo o ditado que define o engenheiro como aquele que faz por cinco o que qualquer um faz por dez.

A engenhosidade para otimizar, criar soluções, realizar, construir.... era algo que admirava e por esta razão segui a profissão. A primeira decepção veio na escola, estudava em uma das melhores do País, no vestibular mais concorrido, e via goteiras, passava muito frio no inverno e um calor enorme no verão, cadeiras quebradas....

Como é que um Estado como o nosso, em uma faculdade de Engenharia, aquilo poderia ocorrer? Eu era muito jovem para entender. Insisti, me formei, infelizmente em uma outra época em que não havia emprego para engenheiros e fui trabalhar no Banco dos Engenheiros, destino comum....

Mas me incomodava deixar a profissão. Saí, montei uma empresa de tecnologia para o mercado de engenharia, usando a minha formação, “fiz o cinco virar dez” e enfrentei todas as crises. Devo ter implantado CAD em umas 100 empresas e hoje é difícil ver uma empresa de traçado geométrico em que eu não tenha me envolvido.

Fui trabalhar em uma multinacional, numa época de “vacas magras”, e fiquei com a filial brasileira. Novamente “fiz o cinco virar dez”. Hoje é uma empresa conhecida, ainda modesta, mas com uma proposta séria, trabalhando com o que há de mais moderno, em um mercado crescente e gerando emprego para mais de duas dezenas de famílias. Por que contar a minha história? Porque acredito que grande parte do sucesso foi a crença em sempre ter o melhor, a determinação de usar o que há de mais moderno, não importando se havia solução “mais barata”.

Enquanto na minha pequena empresa tinha as melhores máquinas, via nas empresas de grandes clientes máquinas ruins. A decisão de participar das melhores conferências, de estudar, de investir em caros livros (naquela época não havia Amazon, Google, Cartão de Crédito Internacional etc) e me dedicar para dar ao meu cliente o melhor, otimizar da melhor maneira, criar soluções, realizar e construir viraram meus focos. A minha segunda grande decepção veio na constatação de que a deficiência da minha velha escola não era um problema de dinheiro, mas sim um problema do governo de plantão.

Era uma questão de cultura, de um “complexo de vira-lata” que a engenharia brasileira vive. O mercado não busca o melhor, busca o mais barato. Não quer saber do benefício, só se preocupa com o custo. O mercado não tem empresas que investem em pesquisa, em tecnologia e em atualização. E pior, não percebe que gastar com a ferramenta e com os recursos de trabalho não é custo, mas sim investimento. Será que esses anúncios de prejuízos do setor imobiliário não têm relação com falta de engenharia?

Fazer por dez o que se pode fazer por cinco dá prejuízo! Se não dava em época de  bolha, certamente dará ao se estabelecer a realidade. Quantas projetistas, gerenciadoras, construtoras e supervisoras de nossas obras de infraestrutura ganham contratos exclusivamente por sua engenharia, pela inovação, pelas otimizações, soluções, realizações e construções?

Como está a qualidade, prazo e custo de nossas obras públicas? Em geral, o advogado cobra uma porcentagem do negócio ou da disputa e entendo que correto, pois quão maior o ganho, maiores são os riscos de responsabilidades. Não dá para economizar quando precisamos deles em uma causa importante ou em um negócio de vulto. Um médico cirurgião, por exemplo, ao ser contratado para um procedimento de cinco minutos, chega a apresentou o honorário no valor de R$ 5 mil. No meu raciocínio viciado: “Mil reais o minuto!”.

Aumentar os riscos de uma situação em função de economia? Nem pensar... Eles estão errados? Nos orçamentos de engenharia vejo planilhas de homem/hora como se a engenharia fosse um trabalho braçal.  Nas minhas vendas vejo diretores de grandes empresas discutindo “alguns reais”, economia em itens que com toda a certeza comprometerão o produto final... uma "miopia" que as vezes assusta.

Não se analisa risco, nem do cliente e nem do profissional de engenharia, o foco está na "economia financeira" e não na economia por uma boa engenharia. Será que somos Engenheiros com o "E" maiúsculo? Acredito que está na hora de acabarmos com este “complexo de vira lata” e darmos uma guinada em nossa Engenharia.

De passarmos a entregar qualidade, valor e de exigir remuneração que pague para se ter o melhor, estudar, inovar, pois com toda a certeza, será uma fração bem pequena do que a boa Engenharia pode entregar. Aos que chegaram até o fim, obrigado pelo tempo e pela oportunidade de compartilhar esta minha aflição com vocês.

Marcus Granadeiro é diretor geral da Construtivo.com, empresa de fornecimento de solução para gestão e processos (começo, meio e fim) para o mercado de Engenharia, com oferta 100% na nuvem e na modalidade de serviço (SaaS).



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli