Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Comunicação é importante? Tenha certeza que é…

Comunicação é importante? Tenha certeza que é…

25/09/2012 Ricardo Lobão

Muitas vezes temos dificuldades de aceitar que comunicação é algo extremamente importante de fazer e, ao mesmo tempo, complicada de executar.

O principal obstáculo está na forma e no que devemos comunicar às outras pessoas, pois assuntos que são extremamente relevantes para uns poderá ter um grau de interesse nulo para outros. Imagine, então, o que é fazer isso para um plano de saúde ou odontologia...

Recentemente uma decisão judicial no Rio de Janeiro condenou uma empresa a pagar uma indenização ao funcionário por não tê-lo comunicado pessoalmente e diretamente que a empresa iria trocar a operadora de seu plano de saúde. A indenização tratava de danos morais e materiais da empresa contra o empregado.

É isso mesmo? Sim, é isso mesmo!!! A empresa justificou que colocou a informação no quadro de avisos e.... só! A empresa tem todo o direito de trocar seu plano de saúde ou buscar a condição econômica ou estrutural que melhor lhe convier, porém é importante garantir que todos os envolvidos estejam cientes e engajados com tal movimento. O caso acima demonstra que:

a) As empresas têm de adquirir o hábito da comunicação contínua. Informar da troca do plano seria mais fácil se normalmente a empresa já emitisse comunicações periódicas sobre o assunto com identidade visual, local e periodicidade definidas. Envolver os usuários apenas nos momentos cruciais ou chaves do processo, como uma troca de operadoras, pode significar desenvolver um material com todo o histórico do plano e não focado apenas na mudança da operadora.

Caso os usuários sejam pouco envolvidos com o processo, principalmente nos casos dos planos de saúde nos quais a participação/contato do usuário se dá apenas na materialização do benefício, ou seja, no hospital ou pronto-socorro, a dificuldade é ainda maior, pois não há nenhuma ligação entre a ação do usuário com a empresa que, em grande parte dos casos, está bancando o risco/utilização. A maioria dos usuários acredita que não deva se preocupar em como utilizar o benefício por entender que não é seu empregador quem paga a conta e sim uma operadora e seguradora.

Exemplos de comunicações focando principalmente a operadora são muito comuns e, neste caso, como seria a reação do colaborador se ele entendesse que o plano é da empresa e não da operadora? Com certeza, seria totalmente diferente...

b) Os colaboradores têm de se sentir parte do processo. Chegar ao ponto de processar seu próprio empregador em virtude de não ter recebido uma comunicação da mudança do plano de saúde é uma atitude que reforça o quanto não há interação entre as partes. Se o colaborador identificasse que o plano de saúde está entre as prioridades da empresa, talvez tivesse resolvido a situação internamente, podendo até gerar uma comunicação para os demais colaboradores.

É necessário saber se o colaborador recebeu a mensagem, compreendeu da forma que a empresa queria e conseguiu utilizar/converter a informação no seu perfil ou utilização. Caso este processo ocorra, teremos claramente um início de interação entre as pontas (empresa – usuário) que geram grande parte dos reajustes e desequilíbrios financeiros nas apólices.

Não é curioso pensarmos que estamos numa era de informatização e acesso ao conhecimento tão grande e ainda uma das peças mais importantes no plano de saúde ser o livro com os recursos da rede de atendimento? Um documento desatualizado já ao final de sua impressão e antes da encadernação, mas que está ligado totalmente à materialização do benefício e em como usá-lo.

Sabemos que um colaborador utiliza na sua vida útil dentro de um plano de saúde da empresa menos de 10% do conteúdo, conforme pesquisa de opinião realizada com 50 mil usuários de plano de saúde numa empresa e, mesmo assim, se esse livro não for entregue ao usuário periodicamente transforma a percepção de um plano e sua capacidade de gerar segurança em questão de segundos.

Se a empresa soubesse que uma comunicação simples poderia gerar economia e proteção a sua imagem, pense o que poderia ser feito pelo resultado do plano e pela condição de saúde dos colaboradores... A mesma teria, com certeza, agido de forma diferente. Será que entregaremos manuais de rede de atendimento por muito tempo? Espero que não...

Ricardo Lobão é consultor da Lockton Brasil.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra