Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Consciência política

Consciência política

01/03/2010 Fernando Piffer

Mais um ano em que o foco estará voltado para a política, pois em 2010 teremos as eleições para escolher novo Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Distrital (Brasília). Para o Senado das 81 cadeiras, 54 estarão sendo disputadas. Cada Estado tem direito a dois senadores e a três vagas em 2010. Já na Câmara (Dep. Federal) as 513 vagas estarão em disputa e neste caso as vagas dependem do número de habitantes de cada Estado e também ocorre a disputa por todas as vagas na Assembléia Legislativa (Dep. Estadual), da mesma forma na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Neste aspecto é importante ressaltar a importância da consciência Política, pois, basta lembrar que foi o “Povo” o responsável pelo retorno das eleições diretas em nosso País, através do movimento “Diretas Já”, demonstrando que com consciência podemos mudar o trajeto político de nosso País.

Podemos dizer que consciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos interesses públicos com seu voto, daí a importância de saber como e em quem votar, saber usar o direito do voto, afinal, somos nós que decidimos o destinos dos candidatos. Precisamos nos conscientizar no ato da decisão de nosso voto porque o mandato para presidente da República é de quatro anos, o mesmo tempo vale para governador. Senador tem mandato de oito anos. Os deputados federais, estaduais e distrital têm mandato de quatro anos, com possibilidade de reeleições sucessivas e sem limites. Veja a importância de saber em quem votar, pois você poderá cobrar de seu político ações pertinentes ao seu cargo em favor da comunidade da qual foi eleito.

Deparamos-nos neste último ano com diversos acontecimentos que somente envergonharam nosso País, basta ver os últimos acontecimentos em Brasília, dinheiro na mala, meia, bolsa, etc. Devemos pensar muito em quem votar, analisar a vida de cada candidato, se já estava eleito, o que fez no cumprimento do mandato, senão, suas pretensões para o mandato que estará concorrendo. Precisamos de governantes que realmente trabalhem em prol da sociedade de um modo geral, legisladores que tenham em mente a elaboração de Leis pertinentes e não aberrações, Leis inócuas, desnecessárias.


Podemos e devemos fazer diferença nestas eleições, banindo do cenário político maus políticos, ou para aqueles que foram eleitos e nada fizeram que deixem o cargo para outro que tenha mais condição, não podemos nos apegar a apelos pessoais, ao mais bonito, ao cantor, ao jogador, religioso, devemos deixar de lado estas particularidades e pensar em eleger pessoas com militância definida, que esteja participando de movimentos comunitários, que saiba o que está fazendo, pois devemos lembrar que “eles”estarão fazendo Leis e nós estaremos obedecendo. Por isso é muito importante se conscientizar neste momento pré-eleitoral, pois passa muito rápido o tempo e quando nos depararmos já estaremos no meio das eleições.

* Fernando Piffer, advogado do escritório Fernando Quércia Advogados Associados.

Fonte: Floter&Schauff



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves