Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Contrate um Coach já!

Contrate um Coach já!

23/03/2010 Marizete Furbino

"Maestros não sabem como o oboé faz o seu trabalho, mas eles sabem com o que o oboé deve contribuir." (Peter Ferdinand Drucker)

O presente tema vem realçar a importância do coach (profissional orientador) no mundo dos negócios, pois vivemos em meio a uma era global, altamente competitiva, onde o momento atual passa e sofre reflexos de uma crise econômica de ordem mundial; assim, o empreendedor deve pensar rapidamente em contratar um coach para atuar em sua empresa de forma a auxiliá-lo a permanecer no mercado e assim, não naufragar junto às correntezas adversas que porventura surgirem. Trata-se, portanto, de uma atitude sábia, principalmente pela conjuntura em que estamos vivenciando.

Vale ressaltar que um coach irá atuar de forma a analisar e a avaliar a sua empresa de maneira criteriosa, observando suas fraquezas, bem como suas forças, mas enxergando as ameaças e as oportunidades, de forma a contribuir e muito no que tange à sua permanência no mercado.

Assim, através do trabalho do coach a sua empresa terá maior probabilidade de alcançar os resultados esperados, aprendendo a planejar e a realizar estratégias para alcançar as metas desejadas.

Em adição, o coach, além de ajudar a sua empresa a inserir as pessoas certas nos lugares certos, propiciará capacitações necessárias ao desenvolvimento de toda a empresa, deixando bem claro para todos os componentes da empresa a importância de saber trabalhar em equipe, de saber dar e receber feedback e de exercer a função de forma a somar forças, habilidades, conhecimentos e talentos, trabalhando como um verdadeiro “time”, onde todos possam de fato se interagirem, se inter-relacionarem e se integrarem, de forma a atuarem com comprometimento,  motivação e envolvimento, em busca dos objetivos comuns da empresa.

Torna-se pertinente salientar que para que o coach exerça seu papel de forma brilhante, precisa da cooperação do coachee (cliente); assim, o coachee deve abrir de fato as portas da empresa para o coach, não escondendo nenhuma situação, sendo totalmente transparente. Isto irá facilitar todo o coaching (processo de trabalho), uma vez que o coach trabalha em cima da realidade, fazendo o diagnóstico, bem como a anamnese de toda a empresa, procurando desta forma enxergar quais os problemas e entraves existem na empresa para que, com precisão, defina o momento no qual deverá exercer suas funções e explorar o seu potencial. É seguramente dessa forma que todo o coaching resultará em êxito.

A esse respeito, tem-se compreendido que um coach é de fundamental importância para que sua empresa maximize produtividade e lucro e minimize tempo e custo, além de contribuir para que sua empresa faça a diferença e obtenha a excelência no seu segmento dentro das regras do mercado. 

A rigor, pode-se dizer que, contratando um coach, você estará contribuindo então para o desenvolvimento e crescimento de sua empresa; portanto, você estará fazendo um belo investimento. Não o encare como sendo um custo, pois, na realidade, sua empresa será beneficiada de forma compensadora.

Nesse sentido, um coach não somente ajudará os lideres de sua empresa a enxergar o valor que possui os recursos humanos que a compõem, como também os ensinará a ouvir os seus profissionais, propiciando um ambiente aberto, flexível, onde todos possam contribuir com suas idéias e ideais, compartilhando de todo o processo. Com essa estratégia, há amplas chances de se banir a palavra medo impregnada no vocabulário de seus colaboradores, mantendo assim um relacionamento aberto, baseado na confiança e no respeito mútuo, facilitando assim todo o processo de comunicação, colaboração e cooperação, além de contribuir para manter e reter os grandes talentos ali existentes.

Releva destacar que o coach ativará a memória de seus gerentes quanto à importância de estar sempre aberto a fazer, conquistar e zelar pelo seu networking, utilizando-se estratégias de forma a ser sempre lembrado. É ainda de sua competência mostrar também a importância da postura perante a vida profissional e pessoal, enfatizando a todos a necessidade do comportamento ético e coerente, assim como da atitude perante os demais parceiros na empresa, lembrando a todos da importância de se ter o equilíbrio emocional diante tudo e de todos.

Não fosse suficiente o exposto acima, acrescento ainda o cuidado ao se contratar um coach. Antes de contratá-lo, o coachee deve verificar e enxergar de fato a sua real importância para a empresa, deverá conhecer o coach, deverá sensibilizar todos os gerentes quanto ao trabalho a ser desenvolvido, para assim não haver nenhuma resistência; ao contrário, deixar claro para todos que o coach estará na empresa para somar forças, “arrumar a casa” de forma gradativa e dar sugestões de mudanças que achar necessário, em prol do bem-estar da empresa, mas deixando claro também que quem irá implementar as idéias de mudanças será a própria empresa e não o coach.

É prudente ainda informar que o coaching a ser desenvolvido tem todo um plano a seguir com objetivos claros e bem definidos, tendo um prazo de trabalho a ser cumprido; sendo assim, precisa do apoio, da transparência, da verdade e da compreensão de todos os componentes da “casa”, pois, somente com o apoio de todos os envolvidos o trabalho do coach, todo o processo irá fluir, desenvolver e render “frutos” à empresa.

* Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitária no Vale do Aço/MG - e-mail: [email protected]



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves