Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cooperativismo financeiro: alternativa para o desenvolvimento

Cooperativismo financeiro: alternativa para o desenvolvimento

18/08/2015 Leo Trombka

Nos últimos anos, mais especificamente desde 2009, com a crise econômica mundial, o cooperativismo financeiro tem experimentado um crescimento acentuado.

O aumento contínuo no número de associados, nos pontos de atendimento, nos depósitos, nos empréstimos, na prestação de serviços e na estrutura patrimonial mostra que cada vez mais as pessoas estão escolhendo uma empresa cooperativa como apoio à sua vida financeira.

Como resultado, vemos que nos últimos cinco anos este setor quase triplicou de tamanho, enquanto o sistema financeiro tradicional cresceu pouco mais de duas vezes no país.

Fruto do cenário econômico adverso que nosso país vive atualmente, a concorrência do sistema financeiro tradicional vive uma realidade de retração no crédito gerando, por isto mesmo, uma expressiva oportunidade para o setor financeiro cooperativo.

É importante ressaltar que no modelo financeiro cooperativo, não se visa ao lucro e todos os cooperados são donos. Assim, apresenta uma liquidez o que o torna mais resistente às crises do que os outros modelos de empresas.

Em períodos recentes, de semelhantes adversidades no âmbito econômico, as cooperativas financeiras conseguiram dar um salto significativo em sua expansão, demarcando assim, um dos seus principais diferenciais. Se estabelecermos termos comparativos entre o sistema financeiro tradicional e o cooperativo de crédito constataremos que, de 2008 a 2014, o crescimento médio anual da cooperativa foi significativamente maior.

Crescemos 23% em Ativos, 22% em operações de crédito e 26% em Depósitos totais, contra 11%, 11% e 3% respectivamente. Já se considerarmos apenas 2014, o conjunto das 1.139 cooperativas financeiras (com suas respectivas Centrais, Confederações e bancos) cresceu 22% em Ativos, atingindo 202 bilhões de reais, acima da média do Sistema Financeiro Nacional que foi de 14% no ano passado.

Isso é muito próximo do crescimento de 20% nos Depósitos e dos 18,5% observados nas operações de crédito, onde as carteiras atingiram R$ 97 bilhões e R$ 89 bilhões respectivamente. Já no consolidado do Sistema Financeiro Nacional, o crescimento foi de 4,7% no volume de depósitos e de 12,5% nas operações de crédito.

Ainda temos uma participação pequena no Marketing Share das instituições financeiras brasileiras, de 2,70% no que se refere a Ativos Totais, 4,90% nos Depósitos e 2,90% nas Operações de Crédito, certamente por sermos um país de cultura capitalista. No entanto, se analisarmos esta participação nos últimos anos veremos que ela vem num crescendo.

Assim os depósitos passaram de 1,9% em 2008 para 4,9% em 2014 em participação no SFN e as operações de crédito de 2,42% para 2,90% com uma evolução de 334%. E aí cabe uma reflexão: o aumento dos depósitos mostra que, uma vez conhecendo o sistema cooperativo, o usuário adquire confiança e demonstra isso depositando nele a sua poupança.

Por outro lado, gradativamente vem tomando ciência das vantagens de tomar empréstimo em sua cooperativa pelas vantagens competitivas que ela oferece. Os dados expostos, portanto, mostram que o crédito cooperativo constitui uma excelente alternativa que age como mola propulsora do desenvolvimento econômico, tanto no presente quanto no futuro, um futuro que prioriza a pessoa antes do capital - e essa é a essência do Cooperativismo.

* Leo Trombka é Presidente do Conselho de Administração da Unicred do Brasil.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre