Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Criatividade: como ela pode te ajudar a gastar menos?

Criatividade: como ela pode te ajudar a gastar menos?

15/01/2015 Lélio Braga Calhau

Algumas pessoas defendem que ser criativo é algo genético, que a pessoa nasceu com esse dom.

Acredito que o ser humano é um misto das questões genéticas com o meio, misturando um pouco os dois conceitos. Certo ou errado, a manipulação do meio é fortemente utilizada para se vender coisas ao consumidor nos mais diversos lugares: supermercados, shoppings, feirões imobiliários, etc.

Cria-se um ambiente favorável aos negócios, espalham-se cuidadosamente estímulos ao redor. A música é sempre ligeiramente alta, agitada e o cheiro dos ambientes, em alguns casos, como concessionárias de veículos e quartos de hotel é claramente manipulado para que o consumidor se sinto bem à vontade, feliz e que consuma bastante.

Dentre as saídas mais fáceis de serem utilizadas para a redução de despesas temos o uso da criatividade nas mais variadas situações: o fazendeiro que usa o estrume do boi para alimentar os peixes, o sistema de coleta de água de chuva usado em alguns aeroportos para ser utilizado nos banheiros públicos; as telhas transparentes para se aumentar a luminosidade interna das casas durante o dia. Há milhares de outras situações que demonstram a força da criatividade como mecanismo de redução de despesas nas atividades do ser humano nas mais variáveis áreas de sua atuação.

Algumas saídas criadas pelas pessoas têm funcionado muito bem no tocante à redução de despesas: levar a marmita para o trabalho, trocar o transporte de carro pela bicicleta (onde possível), trocar as saídas para restaurantes por receber amigos em casa, troca de equipamentos mais antigos por novos e com menor gasto energético. Há ainda o compartilhamento de caronas, mudança para um local perto de ponto de ônibus ou Metrô, compra de um imóvel menor e mais bem localizado, troca da empregada doméstica por uma faxineira, entre outras. Não há limites para a criatividade humana.

E, quando pensamos em novas iniciativas que reduzam as despesas do dia a dia, podemos aproveitar as inovações tecnológicas, como o Skype, utilizado por muitos para reduzir despesas de ligações internacionais e interurbanas. Outra tecnologia que vem se popularizando no intuito de reduzir a conta de celular é o WhatsApp, software de conversas instantâneas e gratuitas. Muitas coisas ainda irão surgir com o objetivo de te fazer economizar, como os drones, que prometem revolucionar a logística e os carros sem condutores. Enquanto elas não se popularizam, o jeito é você analisar suas despesas e buscar maneiras próprias para economizar. Fique atento aos pequenos gastos e descubra como buscar alternativas mais vantajosas. Faça esse exercício e poupe!

*Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais.



Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves