Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Criatividade: como ela pode te ajudar a gastar menos?

Criatividade: como ela pode te ajudar a gastar menos?

15/01/2015 Lélio Braga Calhau

Algumas pessoas defendem que ser criativo é algo genético, que a pessoa nasceu com esse dom.

Acredito que o ser humano é um misto das questões genéticas com o meio, misturando um pouco os dois conceitos. Certo ou errado, a manipulação do meio é fortemente utilizada para se vender coisas ao consumidor nos mais diversos lugares: supermercados, shoppings, feirões imobiliários, etc.

Cria-se um ambiente favorável aos negócios, espalham-se cuidadosamente estímulos ao redor. A música é sempre ligeiramente alta, agitada e o cheiro dos ambientes, em alguns casos, como concessionárias de veículos e quartos de hotel é claramente manipulado para que o consumidor se sinto bem à vontade, feliz e que consuma bastante.

Dentre as saídas mais fáceis de serem utilizadas para a redução de despesas temos o uso da criatividade nas mais variadas situações: o fazendeiro que usa o estrume do boi para alimentar os peixes, o sistema de coleta de água de chuva usado em alguns aeroportos para ser utilizado nos banheiros públicos; as telhas transparentes para se aumentar a luminosidade interna das casas durante o dia. Há milhares de outras situações que demonstram a força da criatividade como mecanismo de redução de despesas nas atividades do ser humano nas mais variáveis áreas de sua atuação.

Algumas saídas criadas pelas pessoas têm funcionado muito bem no tocante à redução de despesas: levar a marmita para o trabalho, trocar o transporte de carro pela bicicleta (onde possível), trocar as saídas para restaurantes por receber amigos em casa, troca de equipamentos mais antigos por novos e com menor gasto energético. Há ainda o compartilhamento de caronas, mudança para um local perto de ponto de ônibus ou Metrô, compra de um imóvel menor e mais bem localizado, troca da empregada doméstica por uma faxineira, entre outras. Não há limites para a criatividade humana.

E, quando pensamos em novas iniciativas que reduzam as despesas do dia a dia, podemos aproveitar as inovações tecnológicas, como o Skype, utilizado por muitos para reduzir despesas de ligações internacionais e interurbanas. Outra tecnologia que vem se popularizando no intuito de reduzir a conta de celular é o WhatsApp, software de conversas instantâneas e gratuitas. Muitas coisas ainda irão surgir com o objetivo de te fazer economizar, como os drones, que prometem revolucionar a logística e os carros sem condutores. Enquanto elas não se popularizam, o jeito é você analisar suas despesas e buscar maneiras próprias para economizar. Fique atento aos pequenos gastos e descubra como buscar alternativas mais vantajosas. Faça esse exercício e poupe!

*Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais.



Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder