Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cuidados com a água hoje e sempre

Cuidados com a água hoje e sempre

28/03/2016 Antonio Luis Francisco

Muitas vezes, damos valor para um bem quando o perdemos.

Cuidados com a água hoje e sempre

Assim tem sido com a água, um bem tão precioso, cada vez mais escasso, caro e distante de nossas torneiras.

De fato, é merecedor o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, data em que podemos fazer uma reflexão sobre como estamos tratando nossos recursos hídricos, tão vitais à vida humana.

Diversas regiões do País comemoram o verão bastante chuvoso registrado neste ano, uma situação diferente daquela vivenciada em 2015, quando alguns Estados entraram em alerta com a escassez de chuvas, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste do país, e que causou enormes transtornos para a população.

A crise teve um aspecto positivo, pois despertou nas pessoas a importância de consumir a água de forma mais cuidadosa e eficiente. E mesmo com os consideráveis volumes de chuvas acumulados nos últimos meses, a batalha contra o desperdício continua, a favor do consumo consciente e de medidas que economizem água.

Estas serão necessárias e fundamentais a partir de agora. Utilizar menos e melhor é uma lição para adultos e crianças, empresários e população em geral. As melhores práticas no consumo da água começam em casa, mas estendem-se a todos os lugares que permeiam o dia a dia.

No trabalho, no shopping, no teatro, no restaurante, no clube, nos aeroportos ou hospitais, no posto de gasolina, nos templos, não importa o local, as práticas de consumo racional devem prevalecer.

Mesmo em locais de grande fluxo de pessoas, é possível manter a limpeza com reduzidos volumes de água. Das torneiras e válvulas economizadoras instaladas em banheiros e cozinhas até o uso de equipamentos adequados para a lavagem de pisos de áreas comuns, todas as iniciativas são válidas para economizar água, sem a perda do conforto e dos níveis de higiene.

Este, aliás, é um ponto a ser ressaltado. Consumir menos água, não significa reduzir a qualidade da higienização de locais e instalações, com o risco de afetar a saúde das pessoas.

O país conta com tecnologias de fácil acesso que proporcionam a limpeza correta das mais diferentes áreas, com a eficácia necessária para atender às atuais necessidades da sociedade.

Estamos diante de uma nova realidade. O país das grandes reservas e fontes de recursos hídricos, que nunca soube o que era falta de água, pode agora conhecer o drama dos moradores do sertão nordestino que há décadas enfrentam os efeitos danosos da estiagem.

A elevação dos níveis de armazenamento das represas, graças às chuvas de verão, não é garantia de abundância em longo prazo. Governos e sociedade possuem responsabilidades diferentes e complementares na preservação dos recursos hídricos.

Não podemos esmorecer nos cuidados e práticas para consumir menos água. A natureza tem suas características, seus caprichos e responde aos estímulos que recebe. Os riscos de novas secas ainda existem, por isso, as novas atitudes devem ser mantidas em qualquer situação, indefinitamente.

* Antonio Luis Francisco (PJ) é Diretor Geral da JactoClean, referência nacional em equipamentos para serviços de limpeza.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves