Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cuidados com a carreira em momento de crise

Cuidados com a carreira em momento de crise

05/11/2015 Alessandra Assad

Mercado em crise, dólar e inflação em alta, e os empregos diminuindo.

Este parece um cenário desanimador, com taxa de desemprego chegando a 8,3%, no último levantamento.

Por isso, muito se ouve que quem está empregado, que se “agarre” a ele, pois é melhor cada um se garantir com aquilo que tem.

Mas, na contramão de tudo isso, estão os profissionais que são referência em suas áreas e disputados pelas empresas.

Ter uma visão diferente nestes momentos é importante para conseguir enxergar as oportunidades que aparecem no mercado.

A situação do país faz com que estejamos em alerta a todo instante para qualquer sinal do mercado, porém que onde há crise, também há oportunidades.

Cabe a cada um de nós mantermos a calma e traçarmos a estratégia correta para aproveitarmos as oportunidades que a crise oferece em nosso favor, da melhor maneira possível.

Estudar é o melhor caminho, sempre. Estar em constante atualização e antenado com as tendências é de suma importância, pois os cursos tanto de curta, média ou longa duração, podem dar ao profissional, ferramentas para o seu crescimento na carreira.

Este é, sem dúvida, o melhor momento para investir em educação. Eu mesma fui buscar aperfeiçoamento profissional quando vi que o mercado sinalizava uma crise.

Quero estar ainda mais preparada quando tudo isso passar. Os profissionais melhores preparados serão mais valorizados.

Hoje, há uma gama de cursos, de dois ou três dias, que podem facilitar o aprendizado e também não necessitam de muito investimento.

Há também os cursos online, que não importa o local e horário, para o aluno assistir a aula no computador, tablet, ou até mesmo no celular.

Vale a pena aproveitar todo o tempo que você tiver de acordo com os recursos disponíveis. Não é desculpa a falta de tempo ou de recursos financeiros. Se não der para fazer o que você gostaria, faça o que pode.

O importante é não ficar parado, e sim agregar valor à sua carreira. Este investimento nunca será perdido. Tudo o que as empresas estão procurando são profissionais qualificados e que demonstram iniciativa, capacidade e força de vontade em aprender.

E isso vale para todas as áreas. Conhecimento técnico é importante, mas o comportamento é o que define a competência do profissional do futuro.

*Alessandra Assad é professora do ISAE/FGV de Curitiba.



Mortes e lama: até quando, Minas?

Tragédias no Brasil são quase sempre pré-anunciadas. É como se pertencessem e integrassem a política de cotas. Sim, há cotas também para o barro e a lama. Cota para a dor.


Proteção de dados de sucesso

Pessoas certas, processos corretos e tecnologia adequada.


Perspectivas e desafios do varejo em 2022

Como o varejo lida com pessoas, a sua dinâmica é fascinante. A inclusão de novos elementos é constante, tais como o “live commerce” e a “entrega super rápida”.


Geração millenials, distintas facetas

A crise mundial – econômica, social e política – produzida pela transformação sem precedentes da Economia 4.0 coloca, de forma dramática, a questão do emprego para os jovens que ascendem ao mercado de trabalho.


Por que ESG e LGPD são tão importantes para as empresas?

ESG e LGPD ganham cada vez mais espaço no mundo corporativo por definirem novos valores apresentados pelas empresas, que procuram melhor colocação no mercado, mais investimentos e consumidores satisfeitos.


O Paradoxo de Fermi e as pandemias

Em uma descontraída conversa entre amigos, o físico italiano Enrico Fermi (1901-1954) perguntou “Onde está todo mundo?” ao analisarem uma caricatura de revista que retratava alienígenas, em seus discos voadores, roubando o lixo de Nova Iorque.


Novo salário mínimo em 2022 e o impacto para os trabalhadores autônomos

O valor do salário mínimo em 2022 será de R$ 1.212,00.


2021 – A ironia de mais um ano que ficará marcado na história

Existe um elemento no ano de 2021 que imputou e promoveu uma verdadeira aposta de cancelamentos e desejos para que ele seja mais um ano apagado da memória de milhares de pessoas: A pandemia, que promoveu o desaparecimento definitivo de milhares de pessoas.


Negócios do futuro: por que investir em empreendedorismo no setor financeiro

Você sabia que 60% dos jovens de até 30 anos sonham em empreender?


A importância de formar talentos

Um dos maiores desafios das empresas tem sido encontrar talentos com habilidades desenvolvidas e preparados para contribuir com a estratégia da empresa.


Sustentabilidade em ‘data center’: setor se molda para atender a novas necessidades

Mesmo que a sustentabilidade ainda seja um tema relativamente novo no segmento de data center, ele tem se tornado cada vez mais necessário para as empresas que querem agregar valor ao seu negócio.


Tendência de restruturações financeiras e recuperações judiciais para o próximo ano

A expectativa para o próximo ano é de aumento grande no número de recuperações judiciais e restruturações financeiras, comparativamente, aos anos de 2021 e 2020.