Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cuidados com a carreira em momento de crise

Cuidados com a carreira em momento de crise

05/11/2015 Alessandra Assad

Mercado em crise, dólar e inflação em alta, e os empregos diminuindo.

Este parece um cenário desanimador, com taxa de desemprego chegando a 8,3%, no último levantamento.

Por isso, muito se ouve que quem está empregado, que se “agarre” a ele, pois é melhor cada um se garantir com aquilo que tem.

Mas, na contramão de tudo isso, estão os profissionais que são referência em suas áreas e disputados pelas empresas.

Ter uma visão diferente nestes momentos é importante para conseguir enxergar as oportunidades que aparecem no mercado.

A situação do país faz com que estejamos em alerta a todo instante para qualquer sinal do mercado, porém que onde há crise, também há oportunidades.

Cabe a cada um de nós mantermos a calma e traçarmos a estratégia correta para aproveitarmos as oportunidades que a crise oferece em nosso favor, da melhor maneira possível.

Estudar é o melhor caminho, sempre. Estar em constante atualização e antenado com as tendências é de suma importância, pois os cursos tanto de curta, média ou longa duração, podem dar ao profissional, ferramentas para o seu crescimento na carreira.

Este é, sem dúvida, o melhor momento para investir em educação. Eu mesma fui buscar aperfeiçoamento profissional quando vi que o mercado sinalizava uma crise.

Quero estar ainda mais preparada quando tudo isso passar. Os profissionais melhores preparados serão mais valorizados.

Hoje, há uma gama de cursos, de dois ou três dias, que podem facilitar o aprendizado e também não necessitam de muito investimento.

Há também os cursos online, que não importa o local e horário, para o aluno assistir a aula no computador, tablet, ou até mesmo no celular.

Vale a pena aproveitar todo o tempo que você tiver de acordo com os recursos disponíveis. Não é desculpa a falta de tempo ou de recursos financeiros. Se não der para fazer o que você gostaria, faça o que pode.

O importante é não ficar parado, e sim agregar valor à sua carreira. Este investimento nunca será perdido. Tudo o que as empresas estão procurando são profissionais qualificados e que demonstram iniciativa, capacidade e força de vontade em aprender.

E isso vale para todas as áreas. Conhecimento técnico é importante, mas o comportamento é o que define a competência do profissional do futuro.

*Alessandra Assad é professora do ISAE/FGV de Curitiba.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado