Portal O Debate
Grupo WhatsApp

De olho na água

De olho na água

07/02/2010 Samuel Lee

 O verão se aproxima e as férias também; e para uma boa parcela da população brasileira, o lugar ideal para aproveitar este merecido descanso é justamente o litoral.

Entendemos que, por seguinte, as pessoas irão se dirigir para seus apartamentos e casas que muitas vezes serão mais utilizados em períodos específicos do ano. A consequência natural que vemos é a elevação do consumo de água e o aumento da conta por parte destes usuários e, portanto, um aumento do nível de reclamações. Isso porque a maioria dos condomínios ainda possui o antigo sistema de medição em que o edifício tem apenas um medidor de água e o valor da conta é repartido pelo número de apartamentos, não importando se lá moram uma ou seis pessoas. 

Nas cidades turísticas essa cobrança é ainda mais injusta em função da alta rotatividade que existe nos apartamentos em época de férias e feriados. Por exemplo, se uma família possui apartamento na praia e não foi viajar nas férias, mas os outros apartamentos foram ocupados e utilizaram água, aquela família, mesmo assim, teria que dividir a conta com aqueles que a consumiram. Mas agora esta realidade está mudando em função da crescente adoção do sistema de medição individualizada de água por parte dos condomínios. 

O sistema de medição individualizada possibilita que cada apartamento passe a ter um hidrômetro próprio que mede a quantidade de água consumida, de modo com que as pessoas paguem exatamente pelo que elas utilizaram. Dessa forma, o volume de água medido pelo hidrômetro indicará de forma individual e não mais coletiva, evitando desta forma o famoso “rateio”, tão injusto nestes tempos de crise ou de bonança. 

Nos prédios onde essa solução foi implantada, houve uma economia imediata de 20%, podendo, em alguns casos, chegar a 40% já nos primeiros meses de adoção. Além de ser uma maneira mais justa de se pagar pelo uso, também faz com que as pessoas economizem e passem a utilizar este recurso com mais responsabilidade. Afinal, de que adianta eu economizar água se meu vizinho não fizer o mesmo? 

A redução no bolso do consumidor é uma boa motivação para o uso racional deste recurso finito, mas ainda tem um problema muito maior. O consumo médio de água nas capitais brasileiras é de 150 litros/habitante ao dia, enquanto que a Organização das Nações Unidas recomenda que esse consumo seja de apenas 110 litros diariamente por habitante. É preciso que todos se conscientizem de que a água não é infinita e, se não utilizada corretamente, um dia vai acabar. Segundo dados do International Water Management Institute, 1,8 bilhão de pessoas viverão sem nenhuma gota de água até 2025 se continuar desta maneira.

Essa realidade é atual e, portanto, urge ações de forma individual e coletiva para a preservação e sustentabilidade para conservar o meio ambiente e garantir um futuro com água não só para as futuras gerações, mas para nós mesmos.

*  Samuel Lee é diretor Geral da Itron na América Latina

Fonte: Comunica Brasil



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli