Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Defesa do consumidor, mas não do prestador?

Defesa do consumidor, mas não do prestador?

03/04/2015 Claudio Aboud

E quando o lesado é a operadora? Existe alguém que capaz de defendê-la?

O cargo de promotor de justiça pressupõe um profissional responsável pela defesa da ordem jurídica, do Regime Democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Com base nisso, recentemente a promotoria cumpriu seu papel e advertiu os consumidores do Rio de Janeiro quanto a possíveis abusos dos planos de saúde. Segundo informações, algumas operadoras estavam diminuindo a rede, excluindo alguns prestadores e não os substituindo por outros equivalentes, sem falar em outras reclamações quanto à cobertura de tratamentos, remédios, e reajustes por faixa etária e irregulares.

Até esse ponto, a conduta é justa e irretocável. Mas e quando o lesado é a operadora? Existe alguém que capaz de defendê-la? Apesar do firme posicionamento em defesa do consumidor, em fevereiro a OAB/RJ decidiu de forma unilateral romper o contrato de assistência odontológica que tinha conosco, uma das maiores operadoras de capital fechado do país. A justificativa inicial, que implicaria em um “descontentamento com o serviço prestado”, não se sustenta.

Nós aumentamos em 20% a nossa rede credenciada no Rio de Janeiro, chegando a 6.900 opções de atendimento aos beneficiários fluminenses. Com a ampliação, passamos a receber diversas mensagens elogiando nosso atendimento, principalmente no interior do Estado. A verdade é que, para recuperar o contrato perdido, parece que a operadora anterior se dispôs a prestar o “mesmo serviço” por apenas um R$ 1,00. Essa ação fez com que a entidade repensasse e cancelasse o atendimento que tinha firmado recentemente com o INPAO Dental aos seus associados.

Apesar de ter esse direito, existem valores a serem ressarcidos pela prestação do serviço e quebra do contrato que ainda estão em débito. Com base nesse cenário, fica difícil entender como um membro da OAB, que atua em uma entidade em defesa do consumidor, aceita que sua instituição troque o plano odontológico oferecido aos seus associados com base apenas na condição financeira oferecida, o que provavelmente irá comprometer a qualidade dos serviços prestados. É impossível oferecer um plano odontológico à R$ 1,00.

Em algum momento, é o beneficiário que irá pagar essa conta, justamente pelas mesmas ações citadas anteriormente acima, ou seja, diminuindo a rede, excluindo alguns prestadores e não os substituindo por outros equivalentes. Pelo visto, o ditado “em casa de ferreiro, o espeto é de pau” nunca foi tão verdadeiro...

*Claudio Aboud, diretor de Administração e Finanças do INPAO Dental.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes