Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Desafios da gestão de SI nas redes empresariais

Desafios da gestão de SI nas redes empresariais

20/05/2013 Ricardo Céspedes

O crescimento da complexidade das redes aumentou também proporcionalmente a dificuldade de garantia da Segurança da Informação.

No ambiente empresarial, como em nenhum outro lugar, essa ameaça é mais evidente - e mais importante ainda é assegurar a confiança nos próprios sistemas de segurança da rede. À medida que as redes corporativas se expandem e se complexificam, o grau de especialização das soluções de Segurança da Informação precisa ser cada vez maior, assim como se torna ainda mais difícil o desafio de gerenciamento.

Sem ferramentas que possam trazer ordem ao caos, esforços bem intencionados de proteger dados sensíveis e funcionalidades de TI podem adicionar mais problemas em lugar de ajudar a resolvê-los. Configurações intricadas, por exemplo, podem na verdade trazer riscos de exposição se não forem avaliadas cuidadosamente e em detalhe.

Esses fatores, entre outros, em uma área particularmente heterogênea em que pode haver dispositivos de vários fornecedores coexistindo, deram origem ao mercado de ferramentas que automatizam a avaliação das configurações de segurança de redes complexas, fornecendo informações sobre as exposições que ajudam as organizações a proteger melhor suas redes e a criar políticas de dispositivos mais eficazes, com menos conflitos ou exposições involuntárias.

Os números desses conflitos não são nada desprezíveis. Pelo contrário, de acordo com informação de um player de SI, a frequência das configurações incorretas é grande, com cerca de 40% dos firewalls completamente sem utilidade. Dois terços das políticas de firewall não tem adequação à finalidade do negócio.

E tudo isso devido à complexidade. Com várias centenas de firewalls, possuindo entre 300 a 500 regras cada um, o caminho para a má configuração está bem pavimentado. Uma análise do Gartner informa que acima de 98% das violações de firewall são causadas por erros de configurações. A rede da empresa é uma máquina sofisticada.

Novos segmentos de rede, novos hosts e vulnerabilidades de dia zero ­ - forma de chamar os ataques que acontecem por vulnerabilidades descobertas por hackers e para as quais não se têm nenhuma vacina ou patch de correção para tais brechas, seja da parte dos desenvolvedores de SI ou do fabricante da solução - são apenas uma pequena amostra do grau de dificuldade que é manter essa infraestrutura segura.

Na proteção de uma rede em transição constante, os requisitos para comprovar a conformidade contínua com as regulamentações da indústria e as melhores práticas tornam ainda mais complicado o desafio de gerenciamento de segurança. Firewalls são eficazes na proporção das regras que controlam o acesso interno e externo a uma empresa - regras que só podem ser efetivas se forem bem geridas.

Gerenciamento de firewall, contudo, exige mais do que apenas permitir ou negar o acesso a destinos e portas. Entre muitas outras coisas, é preciso saber: Por que a empresa necessita de cada regra de firewall? Que regras representam o maior risco? Que regras deverão ser retiradas no mês seguinte? Quantas regras existem e quantas mais estão a caminho? Quais novas regras são de fato redundantes?

O controle de configuração de segurança da rede complexa traz benefícios não só para a segurança da empresa, mas também para a confiabilidade e o desempenho da tecnologia da informação em entregar as prioridades da empresa em larga escala.

Essas ferramentas fazem mais do que reduzir o risco. Eles também podem diminuir o número de incidentes de disponibilidade e desempenho de rede resultantes de problemas de configuração de segurança, aumentando o seu valor ao melhorarem a performance de TI a serviço da empresa.

*Ricardo Céspedes é diretor de Pré-vendas e Aliança da Etek NovaRed Brasil, especializada em soluções integradas de segurança da informação.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves