Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Descobrindo o mundo

Descobrindo o mundo

26/01/2016 Priscilla Bonini Ribeiro

Nossas crianças merecem todo o amor e dedicação para crescerem e desenvolverem todas as suas habilidades.

A infância é a fase mais importante da vida. É quando descobrimos as sensações, os sabores, os cheiros, os sentimentos, as pessoas, o mundo. Tudo é novidade.

É na infância que nossos sonhos nascem; é o momento em que somos o centro das atenções da mamãe, do papai, dos avós, dos tios, da família e... da escola.

O papel da escola na Educação Infantil é essencial para que as habilidades cognitivas sejam desenvolvidas, ou seja, é onde a criança aprenderá a conviver com outras pessoas que não são parte de sua família.

Conhecerá os primeiros amiguinhos, fará o primeiro desenho, escreverá o seu nome pela primeira vez. E essas conquistas precisam ser acompanhadas pelos pais e familiares, por se tratar da fase da vida em que o apoio familiar trará à criança a necessária segurança de seguir o seu rumo de desenvolvimento.

Cabe a todos nós o cuidado. É nosso dever olhar e zelar por todas as crianças de nossa cidade e de nosso planeta. São elas que irão preservar nossas raízes e representam hoje, o futuro de todos nós. Por isso todos os projetos educacionais voltados às crianças precisam da participação da família para que as ações nas escolas possam ser continuadas além dos muros escolares.

Conhecer o que as crianças estão aprendendo na escola, participar das reuniões dos pais e mestres, conversar com professores e funcionários da escola, enfim, a presença da família na escola é muito importante. Com esse pensamento, desenvolvemos em Guarujá o projeto A.M.A.R – Atividades Motoras e Ações Recreativas, visando o desenvolvimento infantil em harmonia com os aspectos cognitivos, afetivos e motores.

As crianças participam de atividades como jogos, massagens dinâmicas, estimulação sensorial e motora, percepção auditiva, entre outras, e adoram o momento em que nossas educadoras contam histórias. Contar histórias faz parte, também, de outro projeto que desenvolvemos na Educação Infantil de Guarujá: Projeto Lê Pra Mim?.

A intenção é incentivar às crianças a lerem e o trabalho é desenvolvido com a mediação de nossos professores. Dentro deste projeto há o Baú de Livros com cerca de 76 títulos disponibilizados às crianças. O Baú de Livros circula por todas as unidades da Educação Infantil de Guarujá, contribuindo assim, para que o amor e o hábito da leitura floresçam em nossas crianças.

A cada livro lido, um novo mundo é descoberto. Desenvolvemos também outros projetos visando à relação da criança com o meio ambiente, a relação da criança com o seu bairro, com sua família, enfim, projetos que fazem parte do “Programa Saber em Ação”, voltado a toda rede municipal de ensino, com o propósito de levar conhecimento aliado à diversão que é tão natural em nossas crianças.

A educação brasileira está evoluindo e nós, família e escola, temos de acompanhar essa evolução e mais: temos de contribuir para que essa evolução alcance o seu objetivo maior que é a Educação de Qualidade para todos. É um trabalho constante, intenso e árduo, mas que quando é realizado com amor, é gratificante e recompensador.

Todos nós vibramos com as conquistas de cada criança. Todos nós nos orgulhamos quando vemos o primeiro tudo que cada uma delas consegue realizar. Nossa base para a educação é e sempre será o amor. Pois foi com amor que todos nós nascemos para essa vida.

* Priscilla Bonini Ribeiro é Secretária de Educação de Guarujá e Conselheira Estadual de Educação de São Paulo.



Desafios e oportunidades para o saneamento

Considerado um dos menos atrativos na infraestrutura, o setor de saneamento passa por uma profunda mudança de paradigma com a aprovação da Lei 14.026/2020.

Desafios e oportunidades para o saneamento

Os desafios de lidar com maternidade e realização profissional

A experiência da maternidade é o momento mais importante na vida da mulher, no entanto um dos mais preocupantes também.


Como a inteligência de dados auxilia o Open Finance

Imagine que a sua televisão está com defeito. Você busca um modelo um pouco melhor na internet (afinal, você merece) e decide comprá-la em algumas suaves prestações.


Evolução da telessaúde

Maior segurança e respeito à autonomia de profissionais e pacientes.


Explore seu universo de possibilidades

Você sabia que o ser humano enfrenta em média 23 adversidades por dia?


Um doidivanas incorrigível

Todos reconhecem Camilo Castelo Branco, como escritor talentoso. Admiram-lhe a riqueza do vocabulário e a vernaculidade da prosa.


O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.