Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dia da Terra – 22 de abril

Dia da Terra – 22 de abril

22/04/2018 José Alexandre de J. Perinotto

Todos os dias, ao acordar, temos que ter plena consciência deste especial momento.

Um novo dia está à nossa frente, à nossa disposição. Como vamos vivê-lo é uma opção individual, mesmo que estejamos envolvidos num emaranhado de relações pessoais e profissionais.

Quero chamar a atenção para um dia especial, 22 de Abril - Dia da Terra. Dia do nosso planeta. Esta é apenas uma data para nos oferecer uma oportunidade de reflexão.

Ao acordarmos em 22 de Abril pensemos (mas, devemos fazer isto todos os dias), o que posso fazer para, com minhas atitudes, melhorar a qualidade do planeta que habito e compartilho com bilhões de outros seres?

Infelizmente, devido a pressões de uma série muito complexa de demandas imediatas, o ser humano, ao longo de toda sua história, tem vivido neste planeta como se houvesse outro disponível quando este acabar.

Estamos consumindo de modo insustentável os recursos naturais que necessitaram de milhões de anos para estar à nossa disposição. Se você se sente muito limitado para participar de campanhas que contestam o uso irracional do planeta.

Se você considera que é necessário buscar políticas alternativas para energias renováveis, evitando os graves efeitos colaterais do uso de fontes fósseis, mas não tem tempo para se envolver.

Se você concorda que o uso inadequado de produtos químicos na agricultura e na produção de alimentos pode causar sérios danos aos seres vivos e ao planeta, mas não vê como atuar de modo incisivo.

Se você tem consciência disto tudo e muito, muito mais, pense, ao acordar no dia 22 de Abril, e em todos os demais dias: o que eu posso, então, fazer, agir, em defesa deste ÚNICO planeta onde vivo e procuro ser feliz? A Terra agradece e todos os seus habitantes também, incluindo muito particularmente VOCÊ.

* José Alexandre de J. Perinotto é Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas - IGCE/Unesp/Rio Claro.

Fonte: Oscar Alejandro Fabian D Ambrosio - ACI



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli