Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dia da Terra – 22 de abril

Dia da Terra – 22 de abril

22/04/2018 José Alexandre de J. Perinotto

Todos os dias, ao acordar, temos que ter plena consciência deste especial momento.

Um novo dia está à nossa frente, à nossa disposição. Como vamos vivê-lo é uma opção individual, mesmo que estejamos envolvidos num emaranhado de relações pessoais e profissionais.

Quero chamar a atenção para um dia especial, 22 de Abril - Dia da Terra. Dia do nosso planeta. Esta é apenas uma data para nos oferecer uma oportunidade de reflexão.

Ao acordarmos em 22 de Abril pensemos (mas, devemos fazer isto todos os dias), o que posso fazer para, com minhas atitudes, melhorar a qualidade do planeta que habito e compartilho com bilhões de outros seres?

Infelizmente, devido a pressões de uma série muito complexa de demandas imediatas, o ser humano, ao longo de toda sua história, tem vivido neste planeta como se houvesse outro disponível quando este acabar.

Estamos consumindo de modo insustentável os recursos naturais que necessitaram de milhões de anos para estar à nossa disposição. Se você se sente muito limitado para participar de campanhas que contestam o uso irracional do planeta.

Se você considera que é necessário buscar políticas alternativas para energias renováveis, evitando os graves efeitos colaterais do uso de fontes fósseis, mas não tem tempo para se envolver.

Se você concorda que o uso inadequado de produtos químicos na agricultura e na produção de alimentos pode causar sérios danos aos seres vivos e ao planeta, mas não vê como atuar de modo incisivo.

Se você tem consciência disto tudo e muito, muito mais, pense, ao acordar no dia 22 de Abril, e em todos os demais dias: o que eu posso, então, fazer, agir, em defesa deste ÚNICO planeta onde vivo e procuro ser feliz? A Terra agradece e todos os seus habitantes também, incluindo muito particularmente VOCÊ.

* José Alexandre de J. Perinotto é Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas - IGCE/Unesp/Rio Claro.

Fonte: Oscar Alejandro Fabian D Ambrosio - ACI



Liderança desengajada é obstáculo para uma gestão de mudanças eficaz

O mundo tem experimentado transformações como nunca antes, impulsionadas por inovações tecnológicas, crises econômicas e transições geracionais, dentre outros acontecimentos.

Autor: Francisco Loureiro


Neoindustrialização e a nova política industrial

Com uma indústria mais produtiva e competitiva, com equilíbrio fiscal, ganha o Brasil e a sociedade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da ‘saidinha’, um avanço

O Senado Federal, finalmente, aprovou o projeto que acaba com a ‘saidinha’ (ou ‘saidão’) que vem colocando nas ruas milhares de detentos, em todo o país, durante os cinco principais feriados do ano.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli