Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Diabetes, um risco para o coração

Diabetes, um risco para o coração

01/06/2018 Américo Tângari Junior

Diabéticos devem ter muito cuidado, não apenas com o controle da glicemia, mas também com o coração.

A enfermidade é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas como enfarte, acidente vascular cerebral (AVC) e entupimento das artérias, especialmente pernas e pés, além da formação de aneurismas, a dilatação do vaso sanguíneo.

Com o aumento da concentração de açúcar no sangue, o diabetes altera as estruturas do coração, o que pode provocar um infarto sem dor ou com sintomas atípicos. Em geral o enfarte se manifesta com dores no peito, no braço esquerdo, na mandíbula, na região do estômago e sudorese.

O diabético costuma não ter nenhum desses sintomas e daí o perigo maior, pois o paciente acaba não procurando o atendimento médico especializado com a urgência necessária. Hoje há medicamentos que combinam o controle da glicemia com a redução dos riscos para o coração.

Mas deve ficar claro que o remédio mais importante é a prevenção, tanto para o coração quanto para a diabetes. São muitas as opções terapêuticas e com drogas mais modernas. Uma delas é um antidiabético oral com benefícios para o coração.

Em testes com mais de sete mil diabéticos de tipo 2 com alta probabilidade de enfarte, o medicamento demonstrou redução de até 38% no risco de morte cardiovascular, além de uma queda de 35% no índice de hospitalização por falhas cardíacas. Mas o paciente deve evitar sempre a automedicação.

Tratamentos como esse, somados a hábitos saudáveis, como exercícios e alimentação equilibrada, são importantes para o controle do diabetes e podem garantir uma boa qualidade de vida ao paciente. Cerca de 10% da população adulta brasileira são diabéticos.

Segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), 41% tomam medicamentos, 29% fazem apenas dieta, 23% não seguem nenhum tratamento e 7% são dependentes de insulina. O risco de sofrer um enfarte aumenta 40% nos diabéticos homens e 50% nas mulheres.

Uma vez instalada a doença, outras condições de risco aumentam, como a pressão alta e o colesterol elevado. O diabetes é uma doença perversa, difícil de ser removida e causadora de muitos outros problemas. Cuidados dietéticos protegem o pâncreas, evitando seu esgotamento precoce na capacidade de produção de insulina.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes; a taxa de incidência cresceu 61,8% nos últimos dez anos. É uma epidemia global e o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking dos países com o maior número de casos, atrás de China, Índia e Estados Unidos.

E a Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que, em todo o mundo, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares a cada ano. No Brasil, a situação não é diferente: a média anual chega a 350 mil, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos; duas vezes mais que todas as mortes decorrentes de câncer e seis vezes mais que as provocadas por todas as infecções no país.

A preocupação maior é que muitas pessoas não fazem a associação entre diabetes e coração. Uma pesquisa do Ibope apontou que menos da metade dos entrevistados (42%) citou as doenças cardíacas como consequência mais relevante do diabetes. E, mesmo entre os diabéticos, elas só foram mencionadas por 56%.

Portanto, nos dois casos os cuidados devem ser redobrados. Caracterizado pela deficiência na absorção de glicose e consequente acúmulo na corrente sanguínea, o risco de ocorrência de enfarte em diabéticos é de duas a quatro vezes maior se comparado com uma pessoa sem a doença.

O acidente cardiovascular é mais frequente em diabéticos, daí a importância de avaliações periódicas preventivas da saúde do coração, mesmo sem sentir dores ou desconfortos. O fato é que todas as doenças do miocárdio – AVC´s, hipertensão, ataque cardíaco, aterosclerose e outras - resultam de um estilo de vida inapropriado.

Entre os principais fatores que ocasionam estas doenças estão excesso de gordura abdominal, hipertensão, sedentarismo, dieta pobre em fibras, história de diabetes na família, tabagismo, álcool, sedentarismo, obesidade, além do estresse do dia-a-dia. Mesmo que a pessoa não fume, não beba e caminhe regularmente, ainda assim deve ficar atenta, pois viver sem estresse nas grandes cidades brasileiras é quase um milagre. Sem a companhia da violência ou da poluição, impossível.

Qualquer pessoa pode sofrer de pressão alta, uma doença silenciosa. Estima-se que um quarto da população seja hipertensa. E nada na medicina substitui aquele verbo que todos conjugam, mas poucos praticam: prevenir. Não contém contra-indicação.

Mesmo que não haja na família um parente com histórico de doença coronariana, ou mesmo nenhum sintoma, ainda que se sinta forte como um touro ou esportista, não deixe de estar sempre atento ao seu coração. Também é importante manter a visita ao cardiologista e ao endocrinologista em dia, realizar os exames, monitorar os medicamentos de que faz uso, além de praticar exercícios indicados e seguir uma alimentação adequada.

E procure imediatamente o médico em caso de descontrole da glicemia, falta de ar (seja no repouso ou no esforço), dor no peito (em virtude de má circulação sanguínea no local), cansaço fácil, desmaio após atividade física intensa, dor de cabeça, inchaço nos tornozelos.

Portanto, aos diabéticos, uma recomendação: ao controlar seus níveis glicêmicos, mantenha ao mesmo tempo seu coração em bom estado de funcionamento. Não há motivo para alarme se tudo estiver sob controle. Pelo contrário, com prevenção se garante uma existência longa e mais saudável.

* Américo Tângari Junior é especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.

Fonte: GT Marketing e Comunicação



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves