Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dicas para ser admirado pelo chefe

Dicas para ser admirado pelo chefe

19/07/2012

Entre os diversos membros de uma equipe de trabalho sob a mesma chefia, é comum os subordinados depararem com situações de aparente ou evidente preferência pessoal por um ou mais profissionais.

Excluindo situações específicas de amizade, parentesco ou qualquer outro tipo de relação que aparente privilégio, os demais casos refletem situações que, se analisadas friamente pelos funcionários subordinados, podem sugerir o que o chefe gosta de ver na atuação do empregado.

Se você também quer ser admirado (e até mesmo preferido) pelo seu superior, saiba o que ele espera do “profissional ideal”:

- Meu subordinado não fica com dúvidas com relação ao que é esperado dele, seja em relação à área pela qual ele é responsável ou no tocante a trabalhos ou projetos especiais. Ao final de cada tarefa, ele me deixa bastante seguro quanto a ter entendido perfeitamente o que deve ser feito, como deve ser feito e para quando.

- Meu subordinado não falha (ou falha muito raramente) no preparo do material para nossas resoluções diárias ou periódicas. Ele revisa o seu material e se prepara para a nossa reunião, valorizando nosso tempo e focando nos assuntos mais relevantes.

- Meu subordinado não me traz problemas ou justificativas, só opções de soluções para eu decidir. Quando, apesar de tentar, ele não consegue gerar as opções de solução, ele me avisa com antecedência para que eu analise, decida e ordene as correções de rumo em relação ao traçado.

- Meu subordinado absorveu e se adaptou adequadamente ao meu estilo de gestão, percebendo claramente quando deve tomar a iniciativa sozinho e quando deve me consultar. Além disso, me satisfaz muito a maneira como ele reage em situações inesperadas ou urgentes, principalmente na minha ausência. É como se ele refletisse: “Como meu chefe agiria nesta situação?”

- Meu subordinado trata a sua área como uma empresa, sempre pensando no melhor resultado e na satisfação plena do cliente interno. Ele me passa a impressão clara de estar sempre concentrado e focado em se desenvolver profissionalmente. É como se ele trabalhasse para ele, ou seja, trabalhasse para estar cada vez mais preparado para uma oportunidade de promoção.

- Meu subordinado tem sempre uma postura motivada e isto reflete na facilidade que eu tenho de me comunicar com ele, o qual sempre se mostra colaborativo e prestativo, além de realizar ótimas sugestões. Além disso, ele demonstra sensibilidade para saber quando deve alongar uma discussão sobre pontos divergentes comigo e quando o assunto (ou o momento) não permite tal coisa. Acima de tudo, ele sempre fala comigo sobre suas insatisfações.

- Meu subordinado lidera muito bem a sua equipe, não permitindo que discórdias e insatisfações do grupo cresçam para fora do mesmo. Tem sempre uma palavra de apoio, além da confiança dos subordinados. O chefe gosta de quem acredita que a vida profissional trará oportunidades para todos que se dedicarem e se prepararem para as oportunidades futuras, sejam eles chefias ou subordinados.

Bom trabalho!

José Carlos Ignácio é sócio-fundador da JCI Acquistion, formado em Administração de Empresas, e possui MBA e Pós Graduação.



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira