Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Do Morse ao 4G: onde tudo começou?

Do Morse ao 4G: onde tudo começou?

29/05/2015 Dane Avanzi

Em 5 de maio comemoramos o dia mundial das comunicações.

Dia 11 de maio foi o dia do telégrafo, uma ferramenta há muito não mais utilizada, mas que foi de extrema importância e inovação em sua época. No dia 24, foi o dia do telegrafista, um profissional pioneiro nos meios de comunicação a longas distâncias.

Sendo maio o mês da comunicação, há de se valorizar ainda mais esse tataravô do celular e seus usuários, pois foi em equipamentos como esse que tudo começou. A telegrafia foi inventada em 1835 por Samuel Finley Breese Morse, um norte americano que criou, tanto o aparelho como o famoso Código Morse, nomeado em sua homenagem. Porém ela só veio para o Brasil em 1857 com a instalação da primeira linha telegráfica, entre a praia da Saúde na cidade do Rio de Janeiro e a cidade de Petrópolis.

Sendo um dos primeiros meios de comunicação a longas distâncias que transmitia dados de forma quase instantânea, o telégrafo teve seu papel em diversos momentos históricos, tanto do mundo, quanto do país, com destaque para sua participação em guerras e na criação das primeiras infraestruturas de comunicação. No Brasil, um dos poucos operadores do telégrafo ainda vivos é o senhor Dary Bonomi Avanzi, que além de telegrafista, é o único brasileiro a ter operado todos os meios de transmissão de comunicação, já inventados.

Ele, inclusive, mantém um museu da comunicação, onde todos esses equipamentos estão expostos, o Museu Particular do Instituto Dary Bonomi Avanzi. Além disso, ele dá palestras sobre a história da comunicação, com foco na telegrafia. Dary iniciou sua carreira em 1956, na extinta Estrada de Ferro Sorocabana. Desde então, sempre exerceu atividades voltadas para a área de telecomunicações. Assim como o próprio telégrafo e seus “descendentes”, Dary acompanhou diversos momentos onde, tanto a telegrafia, como os outros meios de comunicação fizeram história no país e no mundo.

Na era Digital, acompanhou todas as pesquisas para o funcionamento do sistema do fax, telex por micro-ondas, transmissões por reflexão lunar (usando a lua como antena), comunicação via satélite, monitoramento de várias naves espaciais, acompanha o desenvolvimento do robô mecânico que encontra-se em Marte denominado Curiosity/Rover, transmissões via rádio por teclado através de software específico. Em transmissões militares, acadêmicas, de pesquisa celular à espacial, muito da história do mundo está ligado a velocidade com que as pessoas se comunicam.

Não foi a fala o salto evolutivo que levou os seres humanos das cavernas a idade do bronze? Da mesma forma, a velocidade na comunicação, nos trouxe de um século XVIII fragilizado, até um século XXI conectado. O mais curioso é que em que todos os meios de comunicação, mesmo os atuais, ainda se baseiam no modelo binário usado desde a época de Morse. Claro que a comunicação se desenvolveu muito desde o telégrafo, e além de salto, também encontramos obstáculos.

Hoje em dia, lutamos contra a falta de recursos como o espectro radioelétrico, e a constante batalha pela qualidade da comunicação e do uso de dados de internet, principalmente nas franquias de telefonia móvel. E apesar de tudo isso, o aspecto mais interessante e constante de tudo isso é que tudo se desenvolve. Um homem viu uma evolução enorme da comunicação em seus anos de vida, operou cada aparelho disponível, e no seu período de vida, algo pequeno se comparado aos séculos de história. O que as gerações atuais e futuras verão?

* Dane Avanzi é empresário, advogado e vice-presidente da Aerbras - Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil.



Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes