Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Drones otimizam resultados em usinas de Cana

Drones otimizam resultados em usinas de Cana

03/12/2017 Lucas Bastos

Em termos de inovação tecnológica os drones são a tecnologia do momento.

A agricultura está cada dia mais adepta à tecnologia digital, pois efetivamente podem melhorar a produtividade, aumentar a lucratividade e diminuir os desperdícios, ou seja, gerir a propriedade. Com a realização de pesquisas e projetos junto aos produtores rurais, é possível desenvolver soluções específicas para cada cultivo.

Se para a produção de arroz é relevante realizar o entaipamento a partir das curvas de nível, para a cana-de-açúcar é essencial identificar as falhas lineares e, assim, poder tomar decisões assertivas em um curto período de tempo.

Em termos de inovação tecnológica, os VANTs, popularmente conhecidos como drones, são a tecnologia do momento. O setor sucroalcooleiro foi um dos primeiros a adotá-los para monitorar canaviais e aplicar soluções para plantas com o desenvolvimento além do esperado.

O uso desses equipamentos em campo vai além do monitoramento: os produtos topográficos obtidos na coleta de imagens facilitam a implementação de novas áreas de cultivo e reformas de talhões, por exemplo. Ao sobrevoar uma área, o VANT registra imagens sequenciais da região de interesse, com câmeras RGB ou multiespectrais.

Após o processamento das fotografias, pode-se aplicar diversos índices de vegetação, capazes de orientar os produtores rurais a tomar decisões acerca da saúde da vegetação, qualidade do solo, nutrição, pragas etc.

Além disso, com a tecnologia de precisão geográfica RTK/PPK é possível gerar arquivos de shape files para o piloto automático dos tratores e a aplicação de algoritmos inteligentes de análises de imagem, permitindo a identificação automatizada de linhas e falhas de plantio.

Estima-se que agilidade e a precisão na coleta de dados dos VANTs contribui para que as usinas de cana possam aprimorar a qualidade e a produtividade de sua matéria-prima em até 20%.

Com o uso da tecnologia dos VANTs na agricultura, o produtor tem maior autonomia, praticidade, segurança, economia, tomada de decisões estratégicas e assertivas em seu trabalho.

* Lucas Bastos é engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Chief Operating Officer Horus Aeronaves.



16 senadores suplentes, sem votos, gozam das benesses no Senado

Quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende colocar em votação Emenda Constitucional para acabar com a figura de SENADOR SUPLENTE?


Há tempos são os jovens que adoecem

Há alguns anos o Netflix lançou uma série chamada “Thirteen Reasons Why”, ou, em tradução livre, “As Treze Razões”.


Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.


Sociedade civil e a defesa da democracia

As últimas aparições e discursos do presidente da República vêm provocando uma nova onda de empresários, instituições e figuras públicas em defesa da democracia e do sistema eleitoral no Brasil.