Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Drones otimizam resultados em usinas de Cana

Drones otimizam resultados em usinas de Cana

03/12/2017 Lucas Bastos

Em termos de inovação tecnológica os drones são a tecnologia do momento.

A agricultura está cada dia mais adepta à tecnologia digital, pois efetivamente podem melhorar a produtividade, aumentar a lucratividade e diminuir os desperdícios, ou seja, gerir a propriedade. Com a realização de pesquisas e projetos junto aos produtores rurais, é possível desenvolver soluções específicas para cada cultivo.

Se para a produção de arroz é relevante realizar o entaipamento a partir das curvas de nível, para a cana-de-açúcar é essencial identificar as falhas lineares e, assim, poder tomar decisões assertivas em um curto período de tempo.

Em termos de inovação tecnológica, os VANTs, popularmente conhecidos como drones, são a tecnologia do momento. O setor sucroalcooleiro foi um dos primeiros a adotá-los para monitorar canaviais e aplicar soluções para plantas com o desenvolvimento além do esperado.

O uso desses equipamentos em campo vai além do monitoramento: os produtos topográficos obtidos na coleta de imagens facilitam a implementação de novas áreas de cultivo e reformas de talhões, por exemplo. Ao sobrevoar uma área, o VANT registra imagens sequenciais da região de interesse, com câmeras RGB ou multiespectrais.

Após o processamento das fotografias, pode-se aplicar diversos índices de vegetação, capazes de orientar os produtores rurais a tomar decisões acerca da saúde da vegetação, qualidade do solo, nutrição, pragas etc.

Além disso, com a tecnologia de precisão geográfica RTK/PPK é possível gerar arquivos de shape files para o piloto automático dos tratores e a aplicação de algoritmos inteligentes de análises de imagem, permitindo a identificação automatizada de linhas e falhas de plantio.

Estima-se que agilidade e a precisão na coleta de dados dos VANTs contribui para que as usinas de cana possam aprimorar a qualidade e a produtividade de sua matéria-prima em até 20%.

Com o uso da tecnologia dos VANTs na agricultura, o produtor tem maior autonomia, praticidade, segurança, economia, tomada de decisões estratégicas e assertivas em seu trabalho.

* Lucas Bastos é engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Chief Operating Officer Horus Aeronaves.



Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder