Portal O Debate
Grupo WhatsApp

DVR Veicular revela abuso de policiais ao matar suspeito negro

DVR Veicular revela abuso de policiais ao matar suspeito negro

31/01/2015 Alexandre Avanzi

Depois da recente divulgação das imagens de uma jovem sendo morta por um policial em perseguição em Nilópolis, no Rio de Janeiro, o DVR Veicular (Digital Video Recorder) ajudou a desvendar mais um crime, agora nos Estados Unidos.

Essa semana, foi divulgado um vídeo da polícia de Nova Jersey, disparando seis vezes e matando o ocupante de um carro que, aparentemente, estava a ponto de se entregar. O crime, que aconteceu no dia 30 de dezembro na cidade de Bridgeton, mostra o policial Braheme Days disparando contra o ocupante negro de um Jaguar, identificado como Jerome Reid, após encontrar uma pistola no porta-luvas do veículo.

O DVR (Digital Video Recorder) Veicular foi criado para facilitar o monitoramento de frotas, veículos e outros importantes meios de transporte através de imagens. Além da posição exata do veículo através da localização pelo GPS, já integrado no sistema, o DVR permite total acesso com transmissão on-line das imagens onde exista cobertura 3G. Em caso de ser utilizado o produto sem a tecnologia de transmissão, as imagens poderão ser descarregadas no retorno do veículo à garagem da empresa, através de comunicação entre o HD do equipamento e um servidor disponível para armazenamento das imagens.

Foi exatamente esse aparelho que desvendou o abuso do policial. O caso gerou protestos na cidade de aproximadamente 25 mil habitantes, e poderia se somar aos recentes episódios de abuso policial que elevaram a tensão racial no país. O crime será investigado pela promotoria do condado de Cumberland, ao qual pertence Bridgeton, enquanto os dois agentes serão momentaneamente afastados de suas atividades. O fato demonstra o quanto o equipamento é eficaz, principalmente para elucidação de crimes, assaltos, sequestros e homicídios.

Entretanto, trata-se de uma tecnologia ainda muito pouco utilizada. Segundo informações da Polícia Militar, no Brasil, o contingente de veículos equipados com DVR Veicular ainda é muito pequeno. A tecnologia nem chegou a todos os estados. O mesmo pode-se dizer de outros órgãos públicos, como Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Civis Metropolitanas.

Outros segmentos que podem utilizar os equipamentos são os privados, como frotas de transportadora, de seguradoras, empresas de segurança, usinas de açúcar e álcool, entre outros. O importante é que cada vez mais empresas e entidades públicas se conscientizem da importância do equipamento para o cumprimento de seus deveres.

*Alexandre Avanzi é administrador de empresas e diretor na Átimo Solutions.



Educação e civilidade faltam a parlamentares federais

Educação e civilidade são o mínimo que se espera de um parlamentar.


O brasileiro e o contexto sociopolítico

O brasileiro é conhecido por sua alegria e seu jeito de lidar com as adversidades.


A sub-representação no Congresso Nacional

No Congresso Nacional somente 10% dos representantes na Câmara dos deputados são mulheres.


A moralização do Brasil é muito difícil

Ser político no Brasil é um grande negócio, é como acertar na loteria, dadas as vantagens auferidas no presente e no futuro.


Uma análise do acordo Mercosul e União Europeia

As consequências do acordo Mercosul – União Europeia ainda são especulativas


Ordem no Parlamento!

Desde os tempos do impeachment da presidente Dilma Rousseff, o Congresso Nacional tem imposto espetáculos degradantes aos brasileiros.


O lavrador, e o filho Doutor

Quando era moço, muitas vezes ouvi contar a velha história ou anedota, do transmontano, que mandara o filho, estudar, para Coimbra.


Peso Real: moeda única, infortúnio coletivo

Brasil e Argentina são parceiros de longa data.


Benefícios fiscais: concessão e requisitos

O custo fiscal sempre é objeto de discussão, críticas e polêmicas.


O que o Brasil precisa

Todos os brasileiros hoje estão preocupados com os destinos do Brasil.


Cadeirinha: por que a segurança infantil não pode ser item opcional?

Proteger as crianças pequenas e a infância é uma responsabilidade de todos nós


O uso do Crowdfunding para o desenvolvimento de M.V.Ps de startups

O processo de consolidação do chamado Capital de Risco (Venture Capital) é uma realidade cada vez mais evidente no ecossistema empreendedor brasileiro.