Portal O Debate
Grupo WhatsApp

E agora? O que faço?

E agora? O que faço?

30/03/2017 Reinado A. Moura

Estatística é uma mera ferramenta que auxilia outros indicadores e opiniões de especialistas.

Meus dados estatísticos e uma simples análise de projeções para 2,5 ou 10 anos apontavam um crescimento além de nossa capacidade. Fiz estudos, projetos e contratos para atender às demandas futuras.

Fui prejudicado já em 2015 com as baixas no mercado, em 2016 mais ociosidade. E agora em 2017? Tenho tudo documentado, se não fizesse análises em 2013 e 2014 seria taxado de incompetente, pois tudo estava crescendo e a passos largos (2 dígitos em alguns casos).

Não sabia que era alavancagem. E qualquer contra explicação julgavam-me pessimista. Nas rodas com amigos, seja nos almoços, happy hours, todos estavam felizes e até mesmo otimistas. A crise é política! E só “ela” sair e tudo melhorará.

Ledo engano! Estávamos projetando crescimento em cima de uma perspectiva irrealista. O novo consumidor das classes D e E sem emprego fixo não garantiram o crescimento futuro. Análise de projeção é uma mera estatística, que apenas indica um número.

Estimativas dos especialistas foram descartadas, como fizeram com lançamentos imobiliários, criando uma falsa demanda. Ações de marketing destruíram muitos sonhos de ganhos fáceis – pura especulação.

Quem aposta nem sempre ganha, ou melhor, tem 2/3 de chances de errar logo de partida. Então generalizou-se com a palavra crise! Que crise? Se todos estavam numa banca de apostas!

Em paralelo, houve os escândalos denunciados pela Lava-Jato etc, que só serviram de bode expiatório. Mudou o governo e dai? A globalização está ameaçada pelos nacionalistas de qualquer país. O buraco é bem maior e está lá embaixo, bem mais profundo. Não adianta chorar pelo leite derramado. Agora é tarde.

Estimativas sem uma base fundamental, orgânica é pura especulação. Alguns ganham e a maioria perde. Jornais noticiam tudo, seja uma ou outra expansão, ou crises generalizadas.

E agora o que fazer? Reveja todas suas projeções. Pise em terra firme. Estoure as bolhas que você ajudou a inflar. Caia na real! Nada acontece ao acaso. Mais cedo ou mais tarde veremos que muitos artifícios foram ilusões eleitoreiras.

Estatística é uma mera ferramenta que auxilia outros indicadores e opiniões de especialistas. Inclusive dos otimistas que só querem ouvir boas notícias! A vida é assim, não caia na tentação de belas palavras em frases de efeito.

* Reinado A. Moura é engenheiro e mestre em Ciências e Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e fundador do Grupo IMAM entidade dedicada ao treinamento de curta duração.



Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder