Portal O Debate
Grupo WhatsApp

E agora? O que faço?

E agora? O que faço?

30/03/2017 Reinado A. Moura

Estatística é uma mera ferramenta que auxilia outros indicadores e opiniões de especialistas.

Meus dados estatísticos e uma simples análise de projeções para 2,5 ou 10 anos apontavam um crescimento além de nossa capacidade. Fiz estudos, projetos e contratos para atender às demandas futuras.

Fui prejudicado já em 2015 com as baixas no mercado, em 2016 mais ociosidade. E agora em 2017? Tenho tudo documentado, se não fizesse análises em 2013 e 2014 seria taxado de incompetente, pois tudo estava crescendo e a passos largos (2 dígitos em alguns casos).

Não sabia que era alavancagem. E qualquer contra explicação julgavam-me pessimista. Nas rodas com amigos, seja nos almoços, happy hours, todos estavam felizes e até mesmo otimistas. A crise é política! E só “ela” sair e tudo melhorará.

Ledo engano! Estávamos projetando crescimento em cima de uma perspectiva irrealista. O novo consumidor das classes D e E sem emprego fixo não garantiram o crescimento futuro. Análise de projeção é uma mera estatística, que apenas indica um número.

Estimativas dos especialistas foram descartadas, como fizeram com lançamentos imobiliários, criando uma falsa demanda. Ações de marketing destruíram muitos sonhos de ganhos fáceis – pura especulação.

Quem aposta nem sempre ganha, ou melhor, tem 2/3 de chances de errar logo de partida. Então generalizou-se com a palavra crise! Que crise? Se todos estavam numa banca de apostas!

Em paralelo, houve os escândalos denunciados pela Lava-Jato etc, que só serviram de bode expiatório. Mudou o governo e dai? A globalização está ameaçada pelos nacionalistas de qualquer país. O buraco é bem maior e está lá embaixo, bem mais profundo. Não adianta chorar pelo leite derramado. Agora é tarde.

Estimativas sem uma base fundamental, orgânica é pura especulação. Alguns ganham e a maioria perde. Jornais noticiam tudo, seja uma ou outra expansão, ou crises generalizadas.

E agora o que fazer? Reveja todas suas projeções. Pise em terra firme. Estoure as bolhas que você ajudou a inflar. Caia na real! Nada acontece ao acaso. Mais cedo ou mais tarde veremos que muitos artifícios foram ilusões eleitoreiras.

Estatística é uma mera ferramenta que auxilia outros indicadores e opiniões de especialistas. Inclusive dos otimistas que só querem ouvir boas notícias! A vida é assim, não caia na tentação de belas palavras em frases de efeito.

* Reinado A. Moura é engenheiro e mestre em Ciências e Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e fundador do Grupo IMAM entidade dedicada ao treinamento de curta duração.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves