Portal O Debate
Grupo WhatsApp

É difícil aderir ao veganismo?

É difícil aderir ao veganismo?

30/06/2018 Patricia Oliveira

É possível observar o constante aumento de pessoas que optam por esse estilo de vida.

O veganismo é a prática que consiste na exclusão do consumo de produtos de origem animal em todos os setores, não apenas na alimentação. Influencia a escolha de itens de vestuário, utensílios, cosméticos, opções de entretenimento entre outros.

Embora não haja um levantamento oficial acerca do número de veganos no Brasil, é possível observar o constante aumento de pessoas que optam por esse estilo de vida. A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) estima que cinco milhões de pessoas já aderem ao veganismo no país.

A alimentação vegana é considerada saudável; no entanto, qualquer mudança alimentar exige cuidados. Quanto mais restrita for a dieta, maior deve ser a atenção para que sejam adquiridos todos os nutrientes dos quais o organismo precisa. Por isso o acompanhamento nutricional é tão importante.

Antes de aderir à prática, é imprescindível procurar um nutricionista para conversar sobre o tema, afinal, tornar-se vegano não se trata apenas de cortar alguns alimentos da dieta. Nesse processo, também é preciso incluir outros, a fim de que não haja qualquer deficiência nutricional.

A mudança de cardápio envolve, ainda, o conhecimento da quantidade de alimentos que devem ser consumidos diariamente. As dietas veganas podem ser carentes de Vitamina B12, essencial para a formação de hemácias e para o bom funcionamento do sistema nervoso central.

Também é preciso estar atento aos alimentos que substituirão a carne, apesar de não serem a única fonte de Ferro, é importante realizar o consumo de boas fontes, associada a ingestão de Vitamina C, para melhor absorção do nutriente.

Uma alternativa interessante na prática do veganismo é aumentar o consumo de leguminosas, como feijões, soja, lentilha, grão-de-bico e das oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas. Adquirir mais conhecimento sobre o assunto com a ajuda de um profissional certamente irá contribuir para uma alimentação vegana mais saudável.

* Patricia Oliveira é nutricionista do HSANP, centro hospitalar localizado na zona norte de São Paulo.

Fonte: GP Image



O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder


O gato que caiu dentro das latas de tinta

Todas as histórias começam com Era uma Vez… A minha não vai ser diferente.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Apesar da polarização radical, brasileiros não abrem mão da Democracia

Desde as eleições presidenciais de 2018, temos percebido a intensificação da polarização política no país, com eleitores cada vez mais divididos.

Autor: Wilson Pedroso