Portal O Debate
Grupo WhatsApp

E-mail marketing: passado, presente ou futuro?

E-mail marketing: passado, presente ou futuro?

05/07/2012

No ano de 1971 o americano Ray Tomlinson enviou o primeiro e-mail e mais de 20 anos depois, em 1997 a Microsoft pagou 400 milhões de dólares na aquisição do Hotmail.

Hoje, vivemos a era da consolidação das mídias digitais e do uso dessa forma de comunicação pelas empresas, englobando suas estratégias e aproximação do seu público-alvo. Porém, com tantos canais disponíveis na internet, ainda existe espaço no planejamento de marketingpara ações como um simples e-mail?

Indicadores do IBOPE/NetRatings, em março de 2012, apontaram no país um número de quase 50 milhões de internautas ativos em residências e no trabalho, que navegam aproximadamente 49 horas por mês. Segundo levantamento do CETIC.br (Centro de Estudos sobras as Tecnologias da Informação e Comunicação), em relação às atividades desenvolvidas na Internet para comunicação, 78% dos usuários enviam e recebem e-mail, atividade que recebeu maior percentual.

No universo do e-commerce, o uso do e-mail marketing ainda se mostra peça fundamental nas estratégias de marketing das empresas. Um estudo realizado pela Multichannel Merchant, em junho de 2012, apresentou o e-mail marketing como o canal mais efetivo para uma estratégia.

Outro relatório, elaborado pela Return Path, multinacional especializada em monitoramento de certificação e reputação de e-mails, afirma que as leituras das mensagens via dispositivos móveis aumentou 34% desde 2011. Em um cenário desses, há uma inclinação grande em dizer que o e-mail se torna uma ferramenta poderosa de divulgação! Mas como vencer as caixas de spam?

Isso dependerá do planejamento de cada empresa. Um e-mail marketing para o presente é aquele que alinhe as necessidades do consumidor e entregue algo relevante para alguém específico. Mas como achar essas pessoas? A compra de mailing  foi uma tática utilizada no passado, que mais produzia uma imagem negativa das marcas que comunicava algo.

O ideal é criar a sua própria base de e-mails, com consumidores que fizeram o opt-in de forma consciente. Outra estratégia que se faz necessária para uso do e-mail marketing é acompanhar o resultado de cada campanha. Assim, o uso de ferramentas automatizadas é crucial para o envio adequado das mensagens e o monitoramento se faz necessário para entender o comportamento do público-alvo em relação aos estímulos recebidos por parte do e-mail marketing.

Para o futuro é fundamental otimizar as estratégias, repensar a forma e o conteúdo das mensagens, analisar as tecnologias emergentes – principalmente relacionadas aos dispositivos móveis – e traçar caminhos que melhorem esses índices para que o e-mail marketing desempenhe o seu papel e contribua com as metas de uma organização.

Mário Almeida é diretor da S4W Marketing Digital, agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR, com atuação na região e em praças como Londrina e São Paulo.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena